A Igreja Católica de Guaratinga esclareceu o motivo da retirada de duas palmeiras da Igreja da Matriz nesta sexta-feira, dia 12. Segundo o padre Vanderlei, as árvores apresentavam perigo para a população. Um vídeo com a remoção das palmeiras repercutiu nas redes sociais e dividiu a opinião de internautas.
Foi contratada uma equipe especializada para realizar a retirada das árvores, que tinham cerca de 20 metros de altura cada uma. Nas últimas ventanias, palhas estavam se soltando das palmeiras e caindo sobre as pessoas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Juvenil Dias, a solicitação da igreja em remover as árvores foi atendida, pois ficou constatado o perigo que as palmeiras representavam para a população. Inclusive, segundo o secretário, não é recomendável o plantio de palmeiras em áreas urbanas, pois a espécie é invasora e causa danos.
A Praça da Matriz é um local bastante movimentado, principalmente devido a presença da igreja, que atrai inúmeros fiéis, inclusive um grande número de idosos.