Jânio Natal, ao lado de seu vice Paulo Tôa Tôa e Dra. Raissa Roares (Foto: Reprodução)

O deputado estadual Jânio Natal (PL) foi eleito neste domingo (15) o novo prefeito de Porto Seguro, com 41,17%dos votos. Em segundo lugar ficou o deputado federal Uldurico Júnior (Pros), com 34,50%.


Jânio já foi prefeito de Porto Seguro entre 2005 e 2008. Em 2016, chegou a ganhar a eleição em Belmonte, mas abriu mão do cargo para que o irmão, Janival Borges, assumisse a vaga. À época, defendeu que não permaneceria como gestor para garantir que a região do extremo-sul baiano teria ao menos um representante na Assembleia Legislativa.

Apesar de ser da base do governador Rui Costa na Assembleia Legislativa, Jânio tentou atrelar sua imagem à do presidente Jair Bolsonaro, o que teria motivado o movimento do PT na cidade, que pediu que a candidata Lívia Bittencourt retirasse seu nome para apoiar Uldurico. Ainda assim, não foi suficiente.

Uldurico recebeu o apoio da atual prefeita, Cláudia Oliveira (PSD) e do ex-prefeito Ubaldino Júnior, que é primo do futuro prefeito, em uma união histórica na cidade. O próprio Ubaldino esperava ser o candidato, mas estava inelegível e não conseguiu reverter a decisão na Justiça. Já Oliveira está em seu segundo mandato e não poderia disputar o pleito.

Também disputaram o pleito o empresário Luigi (PSDB) que teve 16,82% dos votos válidos, o professor Chico Cancela (Psol) com 5,55% e Lívia Bittencourt (PT), com 2,09%.