Saiba como melhorar a saúde íntima, sexual e na menopausa (Foto: elamaternidade.com.br)

Março é o mês que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e nossa coluna Saúde com Horley Neto não poderia deixar de tratar sobre algo relacionado a essas guerreiras. No texto desse mês, busquei abordar sobre saúde íntima, sexual e na menopausa, pois percebi que são assuntos recorrentes nas unidades de saúde e se tem muitas coisas erradas que a mulher acha que é normal, mas não é.


Já vou iniciar dando dicas simples para se ter menos episódios de corrimentos vaginais:

  • Durma sem calcinha
  • Lave as calcinhas na mão
  • Não use sabonete íntimo
  • Prefira usar vestidos e saias
  • Não fique com biquíni molhado por muito tempo
  • Não faça ducha íntima

Essas práticas acima citadas evitam que a vagina fique úmida e quente, condições ideais para bactérias e fungos se proliferarem. Por isso, o ideal é deixar a região da vulva ventilada ao dormir, além disso usar roupas leves como as citadas acima porque promovem melhora da circulação de nutrientes e oxigênio. Vale lembrar que na presença de sintomas como coceira, mal cheiro e cor no corrimento é necessária a procura de um Ginecologista para melhor avaliação e tratamento.

Muitas mulheres não sabem que a vagina é naturalmente colonizada por Lactobacilos, bactérias que produzem o ácido láctico e deixam o ambiente ácido, ou seja, inapropriado para colonização de microrganismos patogênicos, protegendo de episódios de corrimentos vaginais que provocam sintomas inflamatórios. É necessário ter em mente que a secreção fisiológica da mulher é sem cor, cheiro e não coça, podendo molhar a calcinha, mas sem prejudicar a qualidade de vida da mulher.

Saúde sexual da mulher

Faça sexo com uso do preservativo: Sabe-se que o uso da camisinha reduz a chance de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de servir também como método para evitar gravidez indesejada. O ideal é a mulher sempre ter camisinha em sua bolsa, sobretudo quando vai para as festas para não ter a desculpa de ter esquecido de comprar. É importante também saber o uso correto do preservativo seja o masculino ou o feminino

Urine após as relações sexuais

A uretra feminina é bem mais curta que a uretra masculina e por isso deve – se ter cuidado. A maior parte das infecções ocorre da mudança de lugar de microrganismos da uretra até a bexiga. Dessa maneira, urinar após o sexo ajuda eliminar germes que podem causar uma infecção urinária.

Durante a menstruação troque de absorvente a cada 6 horas

Ao usar absorvente externo o ideal é que fique de 4 a 6 horas com ele. Ficar um tempo superior é negativo para a pele porque as substâncias do absorvente irritam a mucosa da vagina, favorecendo ter irritação, coceira, vermelhidão e inchaço. O sangue serve de nutrientes para bactérias, fungos e protozoários, aumentando o risco de infecções

Limpe os brinquedos sexuais

A higienização de brinquedos sexuais é importante para o bem estar físico da sua vagina. Apesar dos fluídos genitais serem fisiológicos, a vagina é muito sensível, sendo assim, qualquer bactéria colonizada em um brinquedo mal limpo pode causar problemas. Para a limpeza adequada, siga as orientações abaixo:
• Materiais como vidro, aço e silicone motorizados: limpar com sabão neutro e pano úmido;
• Aço inoxidável, silicone não motorizado: água fervente por 10 minutos;
Ao armazenar o objeto é importante que seja em um saco ou algo higiênico que evite contato com microrganismos.

Saúde da mulher na menopausa

Para mulheres entre 45 e 55 anos com secura vaginal, alteração no ciclo menstrual, piora da qualidade do sono, TPM intensa, falta de libido, insônia, dor de cabeça, cansaço e calor intenso por curto intervalo de tempo, devem procurar uma Ginecologista para avaliação de uma possível menopausa.
Esse período oferece para mulheres mudanças hormonais que impactam o organismo de forma sistêmica, necessitando de um melhor acompanhamento com um profissional.

Espero que você tenha gostado do texto, preparei com muito carinho. Se você tem alguma dúvida ou sugestão de tema sobre saúde para os próximos textos, entre em contato com nossa redação no telefone (73) 98112-0138 ou pelo meu instagram @horleysb.