Especializada em projetos de metais industriais e baterias, a mineradora canadense South Star Battery Metal realizou na tarde desta quinta-feira (02/06) a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Projeto de Grafite Santa Cruz que vai explorar o grafite no município de Itabela. O evento aconteceu na área onde será construída a pedreira para extrair o mineral, a cerca de 11 km do centro da cidade, e com previsão de iniciar as atividades em 2023.
O grafite é considerado um mineral estratégico na atualidade e sua demanda tem sido cada vez maior, visando atender à revolução energética em curso. O Brasil atualmente é classificado como o terceiro país mais importante na produção e comercialização de metais para bateria no mundo, atrás apenas da China e da Austrália.
O mineral atende mercado de baterias de alta tecnologia como siderúrgicas, fundições, lubrificantes, eletrônicos e indústria automotiva. É utilizado em baterias de íons de lítio, grafeno, isolamento e revestimento resistentes ao fogo e materiais de construção, o grafite representa hoje, aproximadamente, 95% do material do ânodo para tecnologias de baterias comerciais, como no caso de veículos elétricos.
INVESTIMENTO – Orçada em 35 milhões de dólares (aproximadamente R$170 milhões) em investimento. O projeto foi subdividido em duas fases, com o objetivo de minimizar riscos e alocar de forma adequada o investimento. A primeira fase envolve a construção da planta piloto de concentrado, com capacidade de 5.000 toneladas por ano. Esta etapa acontece do início de junho e se estende até 2023. A segunda fase compreende a implementação da planta de concentrado de grafite planejada, a princípio, para produzir entre 25.000 a 30.000 toneladas por ano.
EMPREGO – Estão previstas na primeira fase a contratação de 65 empregos diretos e 350 indiretos. Para a fase dois, a expectativa é de 125 diretos e 700 indiretos. Quando o empreendimento entrar em operação está previsto o desenvolvimento de projetos sociais.
De acordo com o presidente e CEO da South Star, Richard Pearce, “o início da produção comercial está próximo. Planejamos para o segundo trimestre de 2023. É o momento perfeito para se ter um ativo estratégico e escalável em uma importante localidade, entrando em operação na cadeia de suprimentos de metais e baterias”
O evento contou com a presença do Prefeito Luciano Francisqueto, do deputado federal Uldurico Júnior, vereadores, lideranças políticas, secretários, empresários e veículos de comunicação.
“Itabela acordou mais alegre com a chegada dessa empresa que traz a energia do século 21 através desse mineiro. Isso significa uma esperança nova para nossa comunidade, principalmente para os cidadãos que buscam emprego e renda”, disse o prefeito Luciano Francisqueto.
O projeto obteve as licenças ambientais, as atividades de construção serão monitoradas e controladas de forma constante, com o objetivo de minimizar os impactos socioambientais. A implantação do empreendimento contará com as melhores práticas sustentáveis. As iniciativas incluem a utilização de rejeitos (pilha seca), baixa demanda de captação de recursos hídricos – com recirculação de água -, o uso de energia renovável, sendo que os resíduos e rejeitos são caracterizados como inertes, isto é, não perigosos.