A população de Eunápolis e de mais quatro municípios da região, promotores de Justiça e servidores locais receberam oficialmente nesta quarta-feira, dia 8, a nova sede da Promotoria de Justiça Regional (PJR), que foi inaugurada, em solenidade realizada, pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti.
O prédio, instalado em um terreno com mais de 2,3 mil metros quadrados, possui dois pavimentos, abrigando 12 gabinetes de Promotoria de Justiça, recepção, sala multiuso, refeitório, salas técnicas, secretarias processuais, sala-cofre, arquivo, almoxarifado e estacionamento com 20 vagas internas e oito externas. O novo prédio começou a funcionar e está aberto aos cidadãos desde o último dia 31 de julho.
O evento de inauguração, além da chefe do MP baiano, contou com a presença do PGJ Adjunto Paulo Marcelo Costa; do chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia; do secretário-geral, promotor de Justiça Alexandre Cruz; do coordenador regional de Eunápolis, promotor de Justiça João Alves da Silva Neto; do presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), Marcelo Miranda; do procuradora-geral do Município Jorge Cajueiro, representando a prefeita Cordélia Torres; do juiz de Direito Benedito Alves Coelho; do presidente da OAB local, Zaqueu Muniz, dentre outras autoridades, como vereadores e representantes da Defensoria Pública da Bahia. Estiveram presentes os promotores da Regional Dinalmari Messias, Rafael Henrique Andreazzi, Valéria Magalhães de Souza, Rodrigo Rubiale, Helber Luiz Batista, Catharine Rodrigues Matos e Mariana Libório.
O coordenador regional de Porto Seguro, promotor João Paulo Costa; o promotor de Justiça Wallace Carvalho de Barros e o superintendente de Gestão Administrativa (SGA), André Ribeiro, também marcaram presença.
Norma Cavalcanti afirmou que a nova sede representa um investimento da Instituição que visa buscar as melhores condições para membros e servidores poderem prestar um serviço cada vez mais qualificado à população de Eunápolis. “Estou muito feliz. Nosso compromisso é justamente esse, de utilizar com inteligência e estrategicamente os recursos, que são limitados, para aperfeiçoar as estruturas do MP por todo o estado e, assim, cumprir nossa missão constitucional de servir à sociedade, servir à população da melhor forma. Como casa de cidadania, estaremos sempre de portas abertas para receber e servir a todos sem exclusão”, afirmou a PGJ. O chefe de Gabinete, Pedro Maia, destacou que a inauguração resulta de um esforço qualificado de planejamento e de gestão.
“A entrega da nova sede faz parte de um plano contínuo de reestruturação da Instituição em todo o estado, que qualifica a atuação do MP em Eunápolis, trazendo mais conforto à população, a membros e a servidores para atender aos cidadãos, elevando o nome do MP na região”, disse.
O coordenador Regional, promotor João Alves, ressaltou que a nova sede é resultado de uma “luta histórica”. “Atuávamos há muito tempo em instalações provisórias. Foi uma grande conquista. Hoje temos uma instalação para prestar um serviço com mais eficiência e qualidade, um sonho partilhado pelo MP com a população local”, afirmou.
O promotor lembrou que a PJR acolhe demandas, crescentes, de Eunápolis e dos municípios de Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Itapebi, atualmente uma população regional de quase 200 mil pessoas.
Reuniões
A PGJ Norma Cavalcanti participou na segunda-feira, dia 7, de reunião com promotores de Justiça da Regional de Teixeira de Freitas, onde ela visitou o ‘Programa Arboretum’, uma iniciativa interinstitucional que visa a conservação e restauração da diversidade florestal. Acompanharam a visita o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Ceama), promotor de Justiça Yuri Mello e o promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira, Fábio Corrêa. Também foi realizada reunião com os promotores de Justiça de Eunápolis, hoje, antes da inauguração da sede.
As reuniões discutiram assuntos institucionais. A chefe do MP foi acompanhada do PGJ Adjunto Paulo Marcelo Costa, do chefe Gabinete Pedro Maia, do secretário-geral Alexandre Cruz e do presidente da Ampeb Marcelo Miranda.