Prefeitura e Visão Sem Fronteiras realizam mutirão de oftalmologia em Guaratinga (Foto: Prefeitura de Guaratinga)

A Prefeitura de Guaratinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 9 e 10 de setembro um mutirão de atendimento médico oftalmológico gratuito para a população de Guaratinga. A iniciativa é uma parceria com médicos do Instituto Visão Sem Fronteiras.


“Tudo é muito rápido e bem organizado graças a Deus. Quero agradecer a Deus, a prefeita que trouxe o projeto. Estávamos precisando muito”, disse a moradora Luciene Helena.

Cerca de 500 pessoas foram atendidas nas unidades básicas de saúde do Bairro Antônio Costa (sede) e do povoado São João do Sul. Para os moradores de Monte Alegre, a prefeitura disponibilizou um ônibus transportando os pacientes até São João do Sul para serem atendidos.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com médicos do Instituto Visão Sem Fronteiras. (Foto: Prefeitura de Guaratinga)

“É muito gratificante ver a nossa população sendo bem cuidada e beneficiada. Estou muito feliz com mais esse serviço disponibilizado para a população mais carente”, disse a prefeita Marlene Dantas.

Segundo o médico oftalmologista Jildelan Lima, idealizador do Visão Sem Fronteiras, o projeto surgiu com o objetivo de atender pessoas com dificuldades de acesso a exames de vista. “Um grupo de amigos percebeu a necessidade fornecer o serviço sem custos para pessoas que que não tem condições ou acessibilidade ao serviço oftalmológico. O projeto começou em 2010 e já passou por várias regiões do país. Devido a pandemia demos uma parada, mas retornamos os atendimentos com um número reduzido de fichas e estamos aqui em Guaratinga”.

De acordo com o secretário de Saúde, João Randrer, a parceria com os médicos só vem a agregar as ações da gestão que visa cuidar do povo e o objetivo é ampliar os atendimentos em Guaratinga para outras localidades. “Conseguimos organizar nos poucos dias que assumi a pasta esses atendimentos que atenderam duas localidades, mas estamos buscando fortalecer a parceria com médicos para assistir também a comunidade de Buranhém, Cajuíta e Barra Nova”, revelou o secretário.