A prefeita Marlene Dantas empossou os cinco novos conselheiros tutelares de Guaratinga na manhã desta quarta-feira (10), durante cerimônia realizada no Centro de Referência de Assistência Social – CREAS. Esses conselheiros são encarregados de zelar pelo bem-estar de crianças e adolescentes, implementando medidas em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), após terem sido eleitos em outubro de 2023.
Os conselheiros eleitos oficializaram um mandato de quatro anos ao assinarem o termo de posse. São eles: Sirlene Oliveira Silva Ferreira, Nilton Moreira Gomes, (Reeleito), Elisangela Silva Pereira, Luyan de Souza Gobira (Reeleito) e Rose Silva Santos Dias. Além disso, foram diplomados os suplentes : Jagno Silva, Rogério Silva, Cléria Martins e Seridan Nunes.
A solenidade teve a presença especial da Juíza substituta da comarca de Guaratinga, Aline Muxfeldt Klais, que falou do apoio do judiciário: ‘Esse é um momento importante, pois o município de Guaratinga ficou sem um juiz por muitos anos, e gostaria de me colocar à disposição do conselho tutelar, para que vocês possam contar com o poder judiciário e efetivar os direitos das crianças e adolescentes’, disse a magistrada.
Os conselheiros tutelares terão uma carga horária semanal de 40 horas, disponíveis de segunda a sexta-feira, incluindo fins de semana e feriados. O processo eleitoral foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Guaratinga (CMDCA), supervisionado pela Comissão Especial Eleitoral, com o apoio da Prefeitura de Guaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
A cerimônia contou com a presença do Presidente do CMDCA/Guaratinga, Daniel Moronari, do Secretário de Desenvolvimento Social, Val Menezes, do vereador Gerson Almeida, representando a câmara legislativa, da Secretária de Governo, Patrícia Dantas, de Elci, Secretário de Agricultura, de Elisângela Ramos, secretária da Seculti, e comunidade .