Operação conjunta desarticula quadrilha especializada em roubo e desmanche de caminhões em Teixeira de Freitas (Foto: Divulgação/CIPE-MA)

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil (PC) e policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica (CIPE/MA) desarticulou nesta semana um grande esquema de desmanche de caminhões na cidade de Teixeira de Freitas. A ação durou três dias sendo concluída nesta sexta-feira (15).


De acordo com a polícia, os veículos eram roubados no estado do Espírito Santo e levados para um galpão na cidade baiana que servia de desmanche. Os policiais acharam o local após denúncias.

No local indicado, as equipes visualizaram um veículo de placa RBG-9G87, roubado na cidade de Vilha Velha/ES, deflagrando a ação das forças de segurança. Foram recuperados também, outros dois caminhões que estavam com placas divergentes dos números dos chassis.

Veículos eram roubados no estado do Espírito Santo e levados para um galpão na cidade baiana (Foto: Divulgação/CIPE-MA)

As equipes encontraram uma cabine, um muck, uma carroceria e diversas peças do caminhão VW 24280, de placa ODP-4731, furtado em 19/06/22 no Espírito Santo. O dono da oficina ao lado do galpão, afirmou ter comprado peças dos caminhões irregulares, sendo conduzido por receptação.

Em continuidade, os policiais receberam informações, de que dois caminhões de uma empresa que comercializa frutas, foram roubados/furtados no ES e clonados. Um deles, de placa LPT-6703 foi localizado abandonado em um posto de combustível na cidade de Teixeira de Freitas.

No dia seguinte, surgiram novas denúncias acerca de caminhões adulterados que estavam no pátio da empresa de frutas. As equipes da Caema e da Polícia Civil deslocaram ao local supra citado e se depararam com mais 5 veículos, que após a verificação junto a prepostos da PRF, foi confirmado a adulteração em todos os caminhões. Por fim foram localizados e apreendidos mais dois caminhões da empresa de frutas com restrições de roubo/furto.

Diante dos fatos, os materiais foram encaminhados para a Delegacia de Teixeira de Freitas, juntamente com o receptador.