Por FURO31
Na manhã desta quinta-feira (26) a Polícia Federal (PF) em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) deflagrou a Operação Agentes Nocivos que busca desarticular o desvio verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), em Guaratinga.
Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Eunápolis, nas sedes da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Municipal, ambos na sede do município.
De acordo com as investigações, os suspeitos praticavam os desvios mediante a realização de diversos procedimentos médicos e cirurgias hospitalares fictícias. Tais procedimentos não teriam sido realizados, no entanto, teriam sido pagos com recursos do SUS, repassados para o custeio da saúde do município de Guaratinga, e desviados ilicitamente em benefícios dos investigados.
Conhecida nacionalmente como máfia das AIHs, as irregularidades foram descobertas pelo vice-prefeito, Ezequiel Xavier, que identificou nomes de pessoas que já haviam morrido e que nunca haviam passado por cirurgias nos relatórios e encaminhou as denúncias aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que investigam o caso.
Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa e peculato. O nome da operação é uma alusão aos agentes públicos nocivos que causam danos à saúde da população.
Ao FURO31, a prefeitura e a secretária de Saúde, Siderlândia Pereira, informaram que os policias solicitaram documentos referente ao ano de 2017 e que só vão se pronunciar oficialmente após a conclusão do processo investigatório.