Na manhã deste sábado (11/02), Policiais Militares em cumprimento à decisão judicial, realizaram a reintegração de posse do prédio da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, que estava ocupado por representantes do Movimento Sem-Terra.
Em sua decisão, a juíza de direito da 1ª Vara de Santa Cruz Cabrália, Tarcísia de Oliveira Fonseca Elias, destacou que o bem tutelado na ação (no caso o prédio onde funcionam diversos serviços municipais), “atinge a sociedade como um todo, vez que a invasão da sede do poder público municipal prejudica todos, impedindo a realização de serviços essenciais como saúde e educação, pois a espinha dorsal da máquina pública ali se encontra”.
Após uma decisão da mesma juíza, no dia 7 de fevereiro, determinando a saída dos manifestantes, os mesmos descumpriram a determinação e informaram ao oficial de justiça que não deixariam o local. Desta maneira, fez-se necessário o uso da força policial nesta manhã.
Os sem-terra estavam no local desde a última segunda-feira, 6, em um grupo composto por cerca de 80 pessoas, incluindo crianças, e surpreendeu a todos pela atitude arbitrária, já que o prefeito municipal se comprometeu a receber representantes de forma organizada.
Também foi determinada a condução coercitiva à Delegacia de algumas lideranças, para instauração de inquérito policial por crime de desobediência.
A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália ressalta o respeito pelas manifestações democráticas e se mantém aberta ao diálogo com todas as lideranças da municipalidade, desde que se mantenha a ordem e se respeite o direito de todos os cidadãos e cidadãs cabralienses.