Sede da Prefeitura de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas (União Brasil), assinou um decreto nesta quarta-feira (04) declarando situação de emergência no município devido às chuvas persistentes e que causaram diversos danos na região nos últimos dois meses de 2022.


O documento, publicado no Diário Oficial do município, tem efeito retroativo a 02 de dezembro de 2022 e valerá pelo prazo de 180 dias, até março de 2023.

O decreto vem atender diversas solicitações de moradores, empresários e comerciantes, afetados diretamente pelas chuvas. Como foi o caso das associações Cooperag e Asapmag que enviaram um ofício à gestão municipal pedindo medidas urgentes no controle dos danos das chuvas que afetou totalmente ou parcialmente a produção de leite, lavouras e pastagens.

O tempo chuvoso também causou diversos danos às estradas e gerou transtorno a população em geral. Um dos casos mais sérios foi o desabamento de parte do Laticínio em Monte Alegre, o que causou prejuízo de mais de 100 mil reais ao proprietário.

Guaratinga também já havia entrado na lista de cidades que o governo do estado considerou em situação de emergência e será beneficiada com as ações do governo.

Com o decreto, a prefeitura pode levantar fundos para administrar o caos gerado pelo mau tempo como: assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais, recuperar trechos com deslizamentos de terra, melhorar as estradas vicinais, entre outras ações.