Por FURO31, Adson Rodrigues
Na noite deste sábado (13) a prefeitura municipal de Guaratinga emitiu uma nota aonde alega estar passando por dificuldades financeiras. O documento ainda afirma que todas a medidas cabíveis estão sendo feitas para que o poder Executivo pague o 13º salário de 2017 dos servidores públicos. Confira o comunicado na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO E AOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE GUARATINGA
O município de Guaratinga vem enfrentando grandes dificuldades financeiras em decorrência das constantes quedas na arrecadação ocasionadas pelas reduções de repasses do Governo Federal.
Toda a receita oriunda do FUNDEB vem sendo aplicada, exclusivamente, na folha de pagamento e com muito esforço administrativo conseguimos quitar todos os salários dos funcionários da Educação, restando a quitar a Gratificação Natalina [13º salário] da honrosa Categoria dos Professores.
Que a população e os Professores municipais tenham a certeza, que a Prefeitura de Guaratinga irá honrar o compromisso de pagar a mencionada Gratificação da Classe, mas não poderá fazê-lo sem que tenha recursos em Caixa.
Ressaltamos que estamos fazendo o possível para que a referida pendência seja sanada o mais rápido possível e para tal, aguardamos apenas a definição do Governo Federal quanto à data da realização do Aporte Financeiro aos Municípios (AFM) prometido ainda em Novembro de 2017, ou outro Recurso Federal que possa ser usado para esse fim.
Lamentamos profundamente a incapacidade financeira do Município, mas enfatizamos o apreço pela Classe dos Professores e o objetivo de honrar todas as obrigações da gestão respeitando os princípios inerentes a Administração Pública.
A nota veio a público após três sindicatos paralisarem os principais serviços do município como saúde, educação e serviços gerais por falta de pagamento na última quinta-feira (11).