FURO31
POLÍCIA

Prefeitura de Itabela inicia capacitação jurídica para fortalecer atuação da Guarda Municipal

Formação aborda Direito Constitucional, Penal e Administrativo, ampliando o preparo técnico e a segurança jurídica dos agentes da GMO.
Ouça essa matéria:
Formação aborda Direito Constitucional, Penal e Administrativo, ampliando o preparo técnico e a segurança jurídica dos agentes da GMO.

A Prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, iniciou nesta semana o Curso Básico de Noções de Direito destinado aos integrantes da Guarda Municipal de Itabela (GMO). A capacitação tem como objetivo fortalecer técnica, institucional e operacionalmente a corporação, garantindo maior preparo dos agentes nas atividades de fiscalização, prevenção e preservação da ordem pública no município.


A formação reúne conteúdos voltados aos fundamentos legais da atuação da Guarda Municipal, incluindo temas ligados à atuação cotidiana, abordagem, direitos e deveres dos agentes. Entre os principais módulos abordados estão Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Penal e Direito Penal.

O curso está sendo ministrado por Gilberto Junior Silva Lima, professor universitário, pós-graduado em Ciências Penais e atual Subchefe de Assuntos Jurídicos do município. Neste primeiro momento, as orientações estão voltadas à compreensão e aplicação da Lei do Silêncio e da Lei do Grau, além de suas respectivas regulamentações por meio de decretos expedidos pelo Poder Executivo Municipal.

O prefeito Ricardo Flauzino destacou que a gestão municipal vem investindo na qualificação da Guarda Municipal para fortalecer ainda mais a segurança pública no município. “Estamos investindo na qualificação da nossa Guarda Municipal porque entendemos que segurança pública também se faz com preparo, responsabilidade e conhecimento. Queremos uma corporação cada vez mais fortalecida, capacitada e preparada para atuar com firmeza, dentro da legalidade e sempre em defesa da população de Itabela”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Segurança Pública, João Octávio Almeida, destacou que a iniciativa busca oferecer mais segurança jurídica e preparo técnico aos agentes da corporação. “Nosso objetivo é garantir que a Guarda Municipal atue cada vez mais preparada, consciente de suas atribuições legais e alinhada aos princípios constitucionais. A capacitação fortalece o trabalho da corporação e oferece mais segurança tanto para os agentes quanto para a população”, ressaltou o secretário.

O ministrador do curso, Gilberto Junior Silva Lima, ressaltou a importância da formação continuada para o fortalecimento institucional da GMO. “A proposta é proporcionar aos agentes conhecimento jurídico aplicado à realidade prática da atuação da Guarda Municipal, assegurando que cada procedimento seja realizado com respaldo legal, respeito aos direitos fundamentais e observância ao devido processo legal”, afirmou.

O curso seguirá até o próximo dia 27 deste mês, reunindo os agentes da Guarda Municipal em uma programação voltada à formação técnica e jurídica da corporação. Todos os participantes que concluírem a capacitação receberão certificado institucional de participação.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública destaca que a iniciativa integra um conjunto de medidas voltadas ao fortalecimento da segurança pública local, à efetivação das leis municipais e à construção de uma atuação cada vez mais técnica, responsável e alinhada aos princípios constitucionais.

Mais lidas

Carregando notícias...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS >

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.