Unidade Básica de Saúde do Bairro Vianão em Guaratinga (Foto: Divulgação)

Guaratinga alcançou o primeiro lugar no Índice Sintético Final (ISF) da Costa do Descobrimento no terceiro quadrimestre de 2021, informou a Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (09). O índice é a média dos indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios brasileiros.


Os indicadores avaliados são relacionados aos atendimentos a gestantes, como consultas, exames e atendimento odontológico, vacinação para crianças menores de 1 ano, exames de preventivos para mulheres e atendimento aos pacientes hipertensos e diabéticos do município.

De acordo com o Ministério da Saúde, a nota de Guaratinga saltou de 2,62 para 5,85 nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021, alcançando o primeiro lugar na região na frente de cidades como: Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Itapebi e Itagimirim.

Prefeita Marlene Dantas, ao lado da Dra. Cida e de uma paciente gestante (Foto: Divulgação)

“Estamos vendo o resultado e empenho de toda equipe de saúde de nosso município, o envolvimento incansável no trabalho, que refletiu no avanço e melhorias para Guaratinga, toda nossa equipe está de parabéns”, ressaltou a prefeita Marlene Dantas.

Ampliando o comparativo para os 21 municípios que compõem o Extremo Sul da Bahia, Guaratinga ocupa o sexto lugar no ranking, ficando atrás apenas de Caravela, Mucuri, Ibirapuã, Itanhém e Vereda (respectivamente).

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa. Caso as metas sejam cumpridas, o governo federal faz o repasse financeiro para as secretarias municipais.

(Foto: Divulgação)