Nos últimos quatro anos, um projeto social tem beneficiado a população de Guaratinga com cirurgias eletivas gratuitas. São diversos tipos de procedimentos como hérnia, varizes, cateterismo, próstata, pterígio, catarata, histerectomia entre outros.


O depoimento de Laurentina de Jesus Santos é testemunho vivo do impacto positivo dessa ação. Laurentina, que passou por uma cirurgia de Períneo (levantamento de bexiga), expressou sua gratidão, incentivando outras pessoas a buscar ajuda: “Eu estava há 4 anos precisando fazer essa cirurgia por problemas de saúde, não era por estética não. Deus colocou Leandro na minha frente, conversei com ele e 15 dias depois ele conseguiu essa cirurgia. Quem realmente estiver precisando cuidar da saúde procure Leandro, pois ele tem a solução”.

Joselito de Souza durante entrevista realizada em Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Apesar da resistência em cuidar da saúde, os homens também têm sido assistidos pelo projeto que busca reunir documentação e exames necessários para solicitar uma vaga na fila de cirurgia. É o caso de Joselito de Souza que estava sentindo dores e precisou fazer uma cirurgia de hérnia.

“Chegamos e já fomos atendidos. Gostei, fomos bem recebidos e não faltou para a gente. Aqui em Guaratinga, não tem um homem que fez o que Leandro está fazendo até hoje”, relatou o aposentado Joselito de Souza.

A comunidade já testemunhou centenas de cirurgias eletivas, proporcionando alívio e esperança para dezenas de famílias.

A doméstica, Vilneria Alves, venceu o medo de fazer a cirurgia de histerectomia com a ajuda de uma amiga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

O processo cirúrgico é complexo e uma palavra de incentivo faz toda a diferença. Vilneria Alves, que passou por uma cirurgia de retirada de útero completo (histerectomia), contou que tinha medo e só fez o procedimento depois de ser encorajada por uma amiga.

Útero retirado de Vilnéria na cirurgia de histerectomia (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

“Descobri no início de junho deste ano após passar mal. Procurei a médica que detectou a cirurgia que precisei fazer. Fiquei tomando remédio e não estava resolvendo e quando foi no início de outubro, já sabia desse procedimento que Leandro estava fazendo, uma colega me chamou para poder fazer. Tivemos uma reunião com Leandro e deixamos tudo certo”, contou a doméstica Vilneria.

A iniciativa é idealizada pelo empresário Leandro Márcio (também conhecido como filho de Santo Corretor), que decidiu agir depois de ver a demora do sistema público de saúde quando seu pai precisou ser atendido.

Leandro Márcio, filho de Santo Corretor, empresário de Guaratinga (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

“A motivação veio por algumas dificuldades no nosso município, meu pai uma época teve crises e aí eu percebi a necessidade de dar uma força a população guaratinguense que sofre com falta de médicos, medicamentos, cirurgias etc. Comecei esse trabalho, há quatro anos atrás, mas me dediquei com mais profundidade à população depois de passar uns anos na Europa”, explicou Leandro.

O empresário fez questão de deixar uma mensagem a população que deseja cuidar da saúde. “Tenha muita atenção, as mulheres procurem seus ginecologistas, mastologistas, obstetras e os homens que busquem seus urologistas, fazer seus exames e assim ter mais sorrisos no futuro”, concluiu o filho de Santo Corretor.