Elenco da série “O Messias” (Foto: Divulgação/ Fênix Eventos)

Na última sexta-feira, 15 de Abril, foi lançada o primeiro episódio da série “O Messias”. A sequência, dividida em quatro capítulos, foi inteiramente gravada em Itabela. Nesta quarta-feira (20), o primeiro capítulo ultrapassou a marca de 4 mil visualizações no YouTube, plataforma em que está disponível de forma gratuita.


Com um elenco composto por pessoas de Itabela, Guaratinga, Itamaraju e Porto Seguro, o longa-metragem dividido em série de quatro capítulos surgiu como opção, já que a pandemia não permitia reuniões para fazer a encenação da Paixão de Cristo no formato tradicional.

Atores iniciantes, veteranos e colaboradores se uniram para realizar o projeto, como exemplo, os diretores Sidvaldo Oliveira (direção geral e fotografia) e Jorgley Santana (direção de elenco), ambos envolvidos desde o primeiro espetáculo realizado pelo diretor Rai Alves, no ano de 1997. A série vem como homenagem aos 25 anos de realização da primeira apresentação da peça no município de Itabela.

O Messias (Foto: Divulgação/ Fênix Eventos)

Para Edinaldo Almeida, ator que interpreta “Jesus”, todo esforço está valendo muito a pena pela mensagem que a série passa: “No início achei que não ia dar conta do recado, por ter textos muito grandes para decorar… Mas Deus capacita os seus; então mergulhei de corpo e alma entregando nas mãos do Senhor minhas dificuldades, e encontrei nesse personagem o que sempre ele tem demonstrado a cada um de nós, desde a cruz do calvário: A fé, a esperança e o amor. Dos três, o maior é o amor.”

Carielli Souza interpreta Maria, mãe de Jesus. Ela nos contou um pouco sobre a personagem e a preparação para a interpretação em tempos diferentes. Maria jovem e Maria mais velha, fase de Jesus com 33 anos, de acordo com a bíblia. “Sou devota a Maria mãe de Jesus. Isso já favoreceu. E quando penso em Maria, penso em alguém dócil, ao mesmo tempo forte, determinada, acolhedora, protetora, alguém que transmite paz até mesmo no olhar. Na fase em que Maria aparece mais velha, usamos truques de maquiagem. Pois o ator Edinaldo é mais velho que eu. O pessoal da direção e a maquiagem foram fantásticos, inclusive com figurino. Tudo perfeito.”

O Messias (Foto: Divulgação/ Fênix Eventos)

Já para a professora e atriz, Sara Adorno, “por se tratar de um projeto dessa dimensão, pode dizer com todas as letras que a cultura do Extremo Sul da Bahia nunca mais será a mesma falando de uma produção independente com quase 100 pessoas envolvidas, muitos que nunca atuaram, tendo que lidar com diversos contratempos e entregar uma série nesse porte, riquíssima em detalhes, cheia de emoção, sem dúvida é algo simplesmente impressionante. O Messias marcará a vida de gerações, e a medida que as pessoas forem acompanhando os capítulos é certo que elas terão um novo olhar para a cultura e o quanto nossa região pode ir muito além.”

O diretor geral Sidvaldo Oliveira também é o proprietário da produtora Fênix. Sidvaldo ou simplesmente Val ou Sid, como é conhecido no meio artístico regional têm 15 curtas exibidos, dentre eles, 05 foram vencedores do Festival Curta5 do IFBA, já trazendo uma bagagem. Ele recebeu 03 homenagens pelo trabalho no cinema, a última homenagem ocorreu em Novembro de 2021 no IV Festival Internacional de Trancoso.

“O Messias foi o ponto fulminante de todo esse trabalho, saindo de alguns curtas e entrando no universo da série. Isso provoca um crescimento profissional sem tamanho. E é motivo de grande orgulho entregar esses trabalhos ao lado de pessoas incríveis.” Disse Sidvaldo.

O Messias (Foto: Divulgação/ Fênix Eventos)

Para o Guaratinguense Maurílio Santos, a experiência está sendo marcante e proveitosa. Ele tem experiência em produção musical e de áudio, mas som para cinema é algo totalmente novo que o fascina!

“Essa série “O Messias” me permitiu um ótimo aprendizado, e essa imersão fantástica no mundo do cinema, e eu sou profundamente grato aos diretores e todos os envolvidos por fazer parte desse projeto sensacional”. Contou Santos.

Além de Maurílio, o escritor Junior Franco também participa desse projeto e faz uma ponta interpretando “Geraz”, servo do Rei Herodes, que é interpretado por outro Guaratinguense, o ator André Simião que vive em Porto Seguro.

O Messias (Foto: Divulgação/ Fênix Eventos)

André Simião é ator, diretor e professor de teatro há quase vinte anos. Sua primeira experiência com as câmeras foi como figuração para a novela Segundo Sol da TV globo.

“A série “O Messias” é um marco para mim não só como ator, mas como uma grande oficina onde pude ter acesso a todas as áreas de um set de filmagens como assistente de direção, cenografia até a direção de elenco em cena. O legado que fica é essa provocação de que é possível sim fazer cinema na nossa região onde temos histórias riquíssimas.”

O segundo capítulo será lançado em breve no canal do Cine Itabela no You Tube. Veja a baixo o primeiro capítulo.