Por Marcô, Coletivo de Comunicação

Ação conta com 280 voluntários e acontece nos bairros de Jardim Santo Inácio e Paripe (Foto: Divulgação)


Nos dias 05 e 06 de maio, o TETO Bahia vai trabalhar com famílias em comunidades de Salvador, construindo 18 moradias de emergência. Para que isso fosse possível, a organização internacional contou com a arrecadação de cerca de R$ 96 mil realizada por grupos de voluntários compostos por familiares, amigos e empresas. Ao todo, 280 pessoas estarão reunidas para a construção nas comunidades de Bosque Imperial de Inema, em Paripe, e Paz e Vida, no Jardim Santo Inácio.

TETO Bahia vai construir moradias de emergência em Salvador (Foto: Divulgação)

A moradia de emergência do TETO é um modelo pré-fabricado de 15 a 18 metros quadrados, seguindo os padrões da Organização das Nações Unidas (ONU), construída em dois ou três dias com a participação massiva de voluntários de dentro e fora da comunidade. Doze estacas de madeira elevam e sustentam a estrutura da casa evitando, assim, a entrada de água da chuva, umidade e animais nocivos. Uma manta térmica faz parte da proteção da moradia.

Para Luã Lessa, gestor do TETO na Bahia, “O processo de construção gera um encontro entre duas realidades marcadas pela desigualdade, promovendo uma reflexão crítica e propositiva frente à problemática da pobreza em nossa sociedade, além de estimular a mobilização comunitária”.

Ação acontece 05 e 06 de maio em Salvador (Foto: Divulgação)

Há 10 anos no Brasil, a organização social já trabalhou em mais de 100 comunidades, construiu mais de 3.500 casas emergenciais, desenvolveu 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 45 mil voluntários.

O TETO é uma organização apartidária e sem caráter religioso que se financia através de doações de empresas e pessoas físicas. Interessados podem contribuir através do site: www.teto.org.br.