Torta de cebola caramelizada (Foto: FURO31)

Hoje vamos falar sobre tortas ou tartes -como você queira chamar-, e contar a história de sua origem, que remete a Grécia antiga, quando era preparada em celebrações para oferecer a deusa Ártemis, divindade ligada as colheitas, a caça e a fertilidade, oferecida em forma redonda e tendo ligação com a lua.


No Brasil, as tortas podem ter recheios doces ou salgados. Já em Portugal, torta é um bolo que por aqui conhecemos como rocambole. Mas não importa o recheio ou a massa, o mais importantes é que as tortas são uma paixão nacional e agradam a maioria dos brasileiros.

Hoje escolhi uma receita de massa simples que leva apenas quatro ingredientes: sal, farinha de trigo, água e manteiga. Conhecida como “Massa Podre”, por ser quebradiça, essa base serve tanto para tortas salgadas, quanto para doces, e é uma receita coringa que você com certeza vai querer ter salva no seu celular, ou escrita no seu caderno de receitas.

É conhecida como “Massa Podre” por ser quebradiça. (Foto: FURO31)

O recheio pode ser de sua escolha, optei por um recheio salgado com cebola caramelizada e creme de ovos, que vai te surpreender pela facilidade e qualidade de sabor, causando uma verdadeira explosão de sabores em suas papilas gustativas. A base do meu recheio são as cebolas, mas você pode usar o que preferir. Indico que coloque bacon -caso seja de seu gosto, pois ele dá um sabor especial ao prato-, e que use o creme de ovos, uma vez que este agrega uma textura e sabor a mais a sua torta.

Receita:

Ingredientes para a torta de cebola (Foto: FURO31)

Para Massa:

2 xícaras de farinha de trigo gelada

150 gramas de manteiga ou margarina gelada

1 colher de chá de sal

3 colheres de água gelada

300 gramas de feijão para fazer peso

Para o recheio:

2 caixas de creme de leite

1 kg de cebolas

200 gramas de queijo mussarela ou outro de sua preferência

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

1 colher de sopa de molho shoyu

Modo de Preparo:

  1. Misture a farinha de trigo gelada e o sal. Em seguida, junte a manteiga ou margarina com a ponta dos dedos e acrescente a água gelada. Coloque a massa na forma e distribua até ficar uniforme, e então, forre a massa com papel manteiga e coloque um papel manteiga e os feijões por cima para fazer o peso e evitar que a massa cresça no forno, (esses feijões devem ser guardados somente para receitas de tortas). Leve a massa em forno pré-aquecido por 20 minutos.
  2. Corte as cebolas em formato julienne (meia lua) ou em rodelas, e leve ao fogo em uma panela quente untada com azeite até dourarem. Caso preferir, adicione o molho shoyu, desligue a panela e transfira para um prato para que esfrie mais rápido. Depois, misture o creme de leite, os ovos e o queijo ás cebolas já frias e tempere com sal e pimenta do reino.
  3. Tire a torta do forno, e com cuidado, retire o papel manteiga com os feijões. Despeje o creme de ovos e leve ao forno novamente até ficar dourada, numa média de 30 minutos.

Depois disso é só aproveitar! Bon appétit!

Gostou desse artigo? Caso haja alguma dúvida ou você tenha uma sugestão, entre em contato com nossa redação pelo telefone (073) 981120138, ou pelas minhas rede sociais @jonatanbaiano.