O tratamento do câncer de mama evoluiu muito durante os anos. Não faz tempo, quando originava – se um tumor e a mama era removida totalmente. No entanto, com o avanço da medicina, é necessário apenas retirar fragmentos da mama e de linfonodos axilares. Tal fato foi importante para a os aspecto biopsicossocial das mulheres, já que os seios são expressão da feminilidade, além disso, as algumas mulheres tinham vergonha de ficarem nuas por terem vergonha do seu próprio corpo.


A escolha do tratamento, deve – se levar em conta o aspecto do tumor, idade da paciente e número de gânglios linfáticos acometidos. Nesse sentido, o SUS oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária. Junto a isso, radioterapia, quimioterapia e a hormonioterapia.

A lei nº 12.732, de 2012, estabelece que a mulher com neoplasia maligna de mama tem direito a realizar o primeiro o tratamento no SUS, possuindo o prazo de até dois meses a partir do dia do diagnóstico em laudo patológico ou em tempo menor, conforme a necessidade de tratar a paciente.

Por FURO31, Horley Neto – Graduando em medicina pela Universidade Tiradentes do Estado de Sergipe.
Clique aqui e veja mais assuntos sobre saúde.