Três poços artesianos com energia solar começam a ser instalados nos povoados de Guaratinga (Foto: Divulgação)

Poços artesianos movidos por energia solar vão beneficiar moradores dos povoados de Guaratinga. Os equipamentos, que começaram a ser implantados na última semana em Barra Nova, Monte Alegre e Buranhém, foram adquiridos pelo Município, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Elmar Nascimento.


Levar água de qualidade encanada a esses povoados era um sonho antigo da população. “Quando abro minha porta, eu vejo esperança, o que para muitos era impossível, e hoje, quando começou a ser colocado, paramos para ver esse momento histórico, um momento inesquecível, porque é um sonho que se tornou realidade”, disse Raquel Carvalho de Oliveira, moradora do povoado de Barra Nova, primeira localidade a receber a implantação dos poços.

Além da perfuração, o novo poço conta com sistemas que usam painéis fotovoltaicos para converter o calor armazenado em energia elétrica para o uso no bombeamento da água. Com essa nova maneira de bombear água, em um dia de sol intenso, o equipamento registra capacidade de até 1.700 litros de água por hora, o suficiente para garantir água de qualidade a todos os moradores dos povoados.

Iniciativa inédita beneficia Barra Nova, Monte Alegre e Buranhém (Foto: Divulgação)

A prefeita Marlene Dantas, que acompanhou a primeira instalação no povoado de Barra Nova, frisou a importância da iniciativa inédita. “É mais uma conquista através da emenda do deputado Elmar Nascimento para esses povoados, pois eles têm muito problema com agua. E ficamos felizes em saber que estamos transformando a vida dos moradores dos nossos povoados”, disse.

Os novos sistemas com utilização de energia solar também representam uma significante economia nas contas de energia do sistema de abastecimento do município. “Além da tecnologia, o uso da energia solar representa uma economia para o município, e vamos ver se conseguimos levar para outros setores”, disse a secretária de Governo, Patrícia Dantas.

O sistema solar também leva água para um chafariz, local de acesso a todos os moradores, que pode ser usado para irrigação de hortas e outros serviços.