Ouça essa matéria:

Imagem: Divulgação


O projeto de extensão do curso de Rádio e TV da UNEB de Conceição do Coité denominado ‘CineMão’ tem como objetivo promover um espaço para exibição e discussão de filmes, aberto a toda comunidade coiteense e totalmente gratuito.

O CineMão foi desenvolvido, inicialmente, entre os anos de 2011 e 2013 sob direção da professora Carolina Ruiz de Macedo e agora terá suas atividades retomadas sob coordenação da professora Helen Campos.

Dando prosseguimento assim a formulação inicial, o CineMão continuará buscando aproximação entre a universidade e toda comunidade coiteense ampliando assim o acesso e a participação nas atividades do mesmo. Escolas secundaristas de Conceição do Coité, bem como o corpo docente, discente e técnico da Universidade, e público em geral contactados através de lista de e-mails, redes sociais, e através de cartazes fixados em diversos pontos da cidade e da universidade continuarão a ser o público alvo desta proposta, explica a professora Helen Campos.

“Estar diante de diversas possibilidades de produções de filmes acaba por reeducar o olhar, que geralmente já se acostumou com as produções velozes e por ora alienantes de grande parte do cinema Hollywoodiano, que “invadem” as nossas casas diariamente” afirma a professora.

Imagem: Divulgação

A retomada do projeto será nesta segunda-feira (10) às 19h no Auditório da Uneb de Coité com um filme Timbuktu dirigido por Abderrahmane Sissako. O longa é uma produção da Mauritânia (África) e provoca discussões e reflexões quanto a resistência, tradição e modernidade, entre outras questões.

Nesse primeiro momento a escolha das obras foi a partir de discussões entre docentes e discentes envolvidos no projeto relacionados ao debate sobre a descolonização do olhar, refletindo sobre a montagem como prática cultural e política.

Após a exibição do filme, haverá  o compartilhamento de informações e impressões a respeito do filme. Desse modo o projeto além de possibilitar o conhecimento quanto a produção e direção de narrativas audiovisuais, contextualizando/problematizando seus modos de realização  e suas especificidades técnicas e estéticas busca promover também um espaço de fruição prazeroso onde os participantes poderão falar sobre suas impressões quanto a obra.

O projeto está contando com a parceria do Projeto de Web Rádio coordenado pela professora Priscila Andrade. Além disso, conta ainda com o apoio do Grupo de Estudos Promoção à Igualdade Racial sob coordenação da professora Iris Verena.

FURO31 | com informações do CINEMÃO