A volta às aulas presenciais em escolas particulares foi autorizada em Guaratinga de forma gradativa. O decreto n° 328/2021 foi publicado no Diário Oficial do Município na quinta-feira (12) pela Prefeitura. Nas escolas públicas municipais o ensino seguirá de forma remota, cumprindo o calendário escolar, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação de Guaratinga (CMEG).
Segundo o documento, a retomada das aulas nas escolas privadas deverá ocorrer respeitando as diretrizes do Ministério da Educação e Saúde, consoante aos protocolos de biossegurança, especialmente:
– Ter lotação máxima de 50% da capacidade do local;
– Reduzir número de mesas/carteiras e manter distanciamento mínimo de 1 metro entre cada mesa/carteira, devendo higienizar a sala, seus mobiliários e equipamentos ao final de cada turno de aula;
– Uso obrigatório de máscara e álcool em gel ou álcool 70% para todos os alunos e colaboradores;
– Fornece álcool em gel ou álcool 70% para os usuários na entrada de cada sala de aula;
– Adotar o monitoramento diário de sinais e sintomas dos colaboradores e alunos.
No mesmo decreto também consta medidas para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e a limitação de até 100 pessoas em eventos, não seguindo o decreto estadual de 300 pessoas, pois considera que a taxa de ocupação de leitos Covid-19 na região ainda está alta.