Competição tem ajudado a fomentar a prática esportiva em Guaratinga com adesão de diversos atletas (Foto: Alírio Bruno)

Contribuindo significativamente para o fomento ao esporte em Guaratinga, a Ultramarona Brasil Ride – competição mais aguardada do ano – tem despertado em diversos guaratinguenses o sonho de se tornar ciclista profissional. Todo esse interesse tem garantido aos competidores excelentes resultados em diversas competições, a exemplo da última prova da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos, realizada no último sábado (29), em Arraial D’ajuda, com a participação de 10 representantes de Guaratinga.


Dentre os participantes guaratinguenses, Juan Pablo garantiu destaque ao conquistar o 5° lugar na categoria juvenul. O atleta completou a prova – de 65 km de percurso e 845 metros de altimetria – com o tempo de 03h e 25min. Ele segue a tradição da família de ciclistas, tendo o tio Gilmar Almeida participado da categoria principal, e o pai Gilvan Almeida da categoria 40-44 anos, 30º lugar com 3h e 42 min de prova.

Para participar da competição, alguns dos atletas guaratinguenses se inscreveram, outros ganharam cortesia ou trabalharam voluntariamente durante os dias de prova em Guaratinga para poder participar da Maratona dos Descobrimentos.

A Maratona dos Descobrimentos e o Tour é o primeiro momento em que os cliclistas da região aproveitam para testar seus limites, dentro de uma prova de nível pouco técnico, mas profissional. Os participantes fazem o trajeto passando pelo pórtico, onde os grandes nomes da eltite do MTB passam. O roteiro da prova é o mesmo também. Já no Tour, famílias, crianças e pessoas de todas as idades aproveitam o passeio e, para muitos deles é o primeiro contato com o mundo do ciclismo.

“A Maratona dos Descobrimentos é oportunidade única de pedalar com as feras do moutain bike mundial pois é realizada no mesmo dia da 7a etapa da Ultramaratona Brasil Ride. Cercada por diversos atrativos naturais como praias, Mata Atlântica, falésias e recifes de corais a região é considerada berço da história e da cultura do Brasil. É a maior em número de participantes de MTB do Brasile e a grande festa de encerramento da Brasil Ride”, frisou a organização do evento.

Confira o resultado da participação dos atletas guaratinguenses na competição

• Arilson Costa, categoria Elite, 68° lugar com 04h e 03min de prova;
• Brayner Simião, categoria Elite, 115º lugar com 05h e 09 min de prova;
• Gilvan Almeida, categoria 40-44 anos, 30º lugar com 3h e 42 min de prova;
• Jeferson Rodrigues, categoria Sub-30, 28° lugar com 03h e 58min de prova;
• João Vitor, categoria Elite, 31° lugar com 03h e 25min de prova;
• Juan Pablo, categoria Juvenil, 5° lugar com 03h e 25min de prova;
• Lucas Amaral, categoria Elite, 88º lugar com 4h e 35min de prova;
• Luck Kevviny, categoria Sub-23, 8° lugar com 4h e 4min prova;
• Naamã Pereira, categoria Master B1 – 30 a 34 anos, 38° lugar com 05h e 36min de prova;
• Rhanio Jardim, categoria Sub-30, 36° lugar com 04h e 48min de prova.