Benefícios do consumo de maçã (Foto: Arquivo / Agência Brasil)

A maçã é uma fruta muito nutritiva e saborosa, que pode trazer vários benefícios para o seu organismo. A coluna Nutrição da Prática desta semana vai falar sobre essa fruta que no ditado popular ‘te mantém afastado do médico, se comer uma por dia’.


Alguns dos principais benefícios da maçã são:

  1. Prevenir doenças cardiovasculares: A maçã contém fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol no sangue, e polifenóis, que têm efeitos antioxidantes e podem diminuir a pressão arterial.
  2. Prevenir e equilibrar a diabetes: A maçã possui polifenóis, que protegem as células do pâncreas contra os danos causados pelos radicais livres, melhorando a função do hormônio insulina e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, a maçã também tem baixo índice glicêmico, contribuindo para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
  3. Facilitar o emagrecimento: A maçã é rica em fibras e água, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia e promovendo o emagrecimento. Além disso, a maçã tem baixo teor de calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas para perda de peso.
  4. Combater a prisão de ventre: A maçã contém celuloses, hemiceluloses, ligninas e pectinas, fibras que ajudam a aumentar a absorção de água no intestino, auxiliando na formação e eliminação das fezes. Além disso, a maçã contém pectina, uma fibra prebiótica que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, equilibrando a flora intestinal e auxiliando no combate à prisão de ventre.
  5. Equilibrar a pressão arterial: A maçã é rica em potássio, um mineral que facilita a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, auxiliando no equilíbrio da pressão arterial. Os antioxidantes presentes em boas quantidades na maçã também ajudam a manter a saúde das artérias e melhorar a circulação de sangue, prevenindo a pressão alta.
  6. Melhorar a função cerebral: Comer maçã também faz bem para o cérebro. A quercetina (um dos antioxidantes encontrados em abundância nas maçãs) é um dos compostos que ajudam a reduzir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios. Além disso, possui vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, que protegem o sistema nervoso e diminuem a ansiedade.
  7. Prevenir o câncer: A maçã possui flavonoides e carotenoides, compostos antioxidantes que ajudam a prevenir diversos tipos de cânceres, como o de mama, cólon, próstata e pulmão. Uma pesquisa da Universidade de Perúgia comprovou que as pessoas que consumiam uma maçã por dia tinham menos riscos de desenvolver esses tipos de cânceres.

Para aproveitar todos esses benefícios da maçã, recomenda-se consumir pelo menos uma maçã por dia, preferencialmente com casca, pois é nela que se concentra a maior parte das fibras e dos antioxidantes da fruta. Você pode consumir a maçã ao natural ou usá-la em preparações como salada de frutas, vitaminas, compotas ou em preparações salgadas, como salada ou vinagrete.