Ouça essa matéria:
Foto: Reprodução do Video

Foto: Reprodução do Video


O drama vivido pelo motociclista Nilton Ferreira Silva, 34 anos, na tarde de sexta-feira (28), mostra o descaso por qual passa a saúde pública do município de Guaratinga. Depois de sofrer um acidente de moto, ele ficou um longo tempo aguardando o resgate.

Isso porque a ambulância do SAMU não pode ser enviada, já que está parada há alguns dias por problema mecânico. A ambulância do Hospital Municipal Joana Moura também está em manutenção.

Sem outra opção, populares tiveram que levar a vítima até o hospital na carroceria de uma picape. Um internauta, revoltado com o descaso, resolveu filmar toda a operação. No vídeo é possível ver a aflição do acidentado, que se agravava ainda mais devido ao transporte inadequado até a unidade de saúde.

Mas a via crucis de Nilton Ferreira estava apenas começando. Algumas horas depois ele precisou ser transferido para o Hospital Regional de Eunápolis. E, novamente, em um carro particular, numa jornada de quase 55 quilômetros por estradas esburacadas.

O coordenador regional do SAMU, Wilkerson Araújo, confirmou que a ambulância da base em Guaratinga está quebrada. Indagado sobre quem seria o responsável pela manutenção do veículo, ele disse que seria melhor a reportagem procurar a Secretaria de Saúde de Guaratinga – que mantém um convênio com o SAMU.

O Radar tentou falar com o secretário de Saúde de Guaratinga, por diversas vezes, mas não obteve retorno.

Na tarde de sexta, Nilton Ferreira já tinha passado por exame de imagem no Hospital Regional, que tinha descartado, a princípio fratura, mas ele segue internado.

RADAR64 |