Ouça essa matéria:
Foto: Patriny Brito

(Foto: Patriny Brito/FURO31)


Na manhã desta sexta-feira (15) houve a audiência pública no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Guaratinga (SISPUG) para abordar o projeto do vereador de Eunápolis-BA, Jorge Maécio, na qual o incentivo é a restauração do Rio Buranhém, conhecido também por Rio do Peixe.  O rio é importante para a região, pois passa por três municípios até chegar ao oceano Atlântico e abastece Eunápolis, Porto Seguro e Comunidades de Guaratinga.

Diversas reuniões, como esta, estão sendo realizadas nos municípios por onde o Rio do Peixe passa, para colher informações, opiniões e sugestões para embasar o projeto de revitalização e pode-lo assim levar as autoridades e coloca-lo em prática. A próxima audiência pública foi marcada para o dia 09 de Agosto de 2016 (terça-feira) em Porto Seguro na Estação da Veracel.

Na reunião foi abordado que não só o rio Buranhém precisa de recuperação, mas principalmente os seus afluentes como o Córrego do Ouro, Córrego do Itu, Córrego do Sul, Córrego do Gustavo, Córrego da Água Preta, Rio Pinheiro e vários outros.

Melquíades, Rogério, Maécio, Jorge Brito, Mauro Borges e Pedro Cardoso.(Foto: Patriny Brito)

Melquíades, Rogério, Maécio, Jorge Brito, Mauro Borges e Pedro Cardoso.(Foto: Patriny Brito)

A secretária de Meio Ambiente de Guaratinga, Aldiléia Rocha de Oliveira falou que a solução para o rio é colocar o projeto de recuperação em prática.

Juvenil Dias, ex-secretário de Meio Ambiente, abordou que para restaurar o Rio, é preciso salvar os afluentes dele que são os córregos do Ouro, do Pinheiro e Timóteo. Também falou que a falta de água que aconteceu em Guaratinga foi por falta de estrutura da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A), pois foi construído para atender cerca de 500 habitantes e hoje em dia é mais de 5 mil e a estrutura continua a mesma.

O autor do projeto, Jorge Maécio explicou que algumas autoridades recebem a notícia que em Eunápolis e Porto Seguro choveu e não necessita mais de ajuda “mas e na Pedra do Cachorro que é onde nasce o rio, será que choveu? Porque não adianta chover aqui e não chover lá”, afirmou.

Foto: Patriny Brito

(Fotos: Patriny Brito)

Fez-se presente na audiência Jorge Brito representando o Sindicato dos Produtores Rurais, Luan Lucas representando a APROVO (Associação do Córrego do Ouro), Secretário de Meio Ambiente de Eunápolis, Mauro Borges, Rogério Augusto representante do CONDESC, a secretária de Meio Ambiente de Guaratinga, Aldiléia Rocha de Oliveira, o ex-secretário de meio ambiente Juvenil Dias, Virgínia Londe e Pedro Cardoso representantes da VERACEL, Representantes da EMBASA, Associações como Lajedo Bonito e Roseli Nunes e autoridades como o Prefeito Kenoel Viana e o ex-prefeito Deldi Ferreira, o vereador de Eunápolis Jorge Maécio e Aparício representando a Câmara de Guaratinga.

FURO31 | Patriny Brito