Após as chuvas que atingiram Guaratinga na última quinta-feira (31), Geiza Alves Santos, de 34 anos, e seus dois filhos, sendo um adolescente de 14 anos e uma criança de oito anos perderam tudo da casa localizada na rua Jésus Moura, nº 658.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), foram 80 mm acumulados de chuva no município nas 24h da quinta-feira.
Ao Furo31, Geiza contou que no dia da chuva não havia ninguém em casa e só viram os prejuízos quando retornaram de uma roça para a cidade no domingo (03).
“Só tenho um sofá pequeno de dois lugares, bem velho e ele molhou todo embaixo e está mole. O pedaço do armário da cozinha também ficou mole porque molhou. Não tenho geladeira, tanquinho e outros móveis pois estou recomeçando a vida”, afirmou Geiza.
Durante a entrevista, a mulher também contou que acredita que toda a água da chuva subiu pelo ralo do banheiro e que isso pode ser um problema na tubulação do esgoto.
“Quando cheguei em casa, os colchões e roupas estavam embaixo de água. Não tenho cama de casal, durmo no chão e a cama do meu filho está quebrada, ele também dorme no chão”, disse a mulher.
Faz quatro meses que Geiza e seus filhos se mudaram de Belo Horizonte (MG) para Guaratinga. Desde os prejuízos causados pela chuva, os vizinhos tem ajudado a família como podem.
“Alguns moradores me deram ajuda com produtos de limpeza, uma cômoda e uns biscoitos e cadernos para as crianças voltarem para a escola”, disse.
A reportagem do Furo31 buscou contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que informou que esta família já está na lista para receber a visita da equipe e inicialmente será comtemplada com colchões.
Interessados em ajudar essa família podem ir até a casa localizada na rua Jésus Moura, nº 658, próximo ao Cefebo ou fazer uma doação através da chave pix: 31996609917- Geiza Alves Santos.