Na coluna Nutrição na Prática desta semana, falarei sobre as vantagens de incluir a beterraba na alimentação. O vegetal traz vários benefícios para a saúde e aqui estão algumas razões para incluí-lo em sua dieta:
Diminuir a pressão alta: A beterraba contém nitratos, que são transformados em óxido nítrico no organismo. Esse composto ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e diminuindo a pressão arterial.
Melhorar o rendimento durante os treinos: A beterraba aumenta a circulação de oxigênio nos músculos, proporcionando mais energia e disposição durante os exercícios físicos.
Aumentar a imunidade: Rica em vitamina A, vitamina C e zinco, a beterraba fortalece as células de defesa do organismo.
Prevenir a anemia: O ferro, a vitamina B9 e a vitamina C presentes na beterraba ajudam na produção de hemoglobina, essencial para transportar oxigênio pelo corpo e prevenir a anemia.
Manter a saúde dos músculos: Com potássio e cálcio, a beterraba é benéfica para o funcionamento muscular e evita cãibras.
Prevenir o envelhecimento precoce: Seus antioxidantes protegem as células contra danos causados pelos radicais livres, contribuindo para uma pele saudável e retardando o envelhecimento.
Você pode consumir beterraba crua ou cozida em saladas, sopas, sucos, patês, bolos e muito mais. As folhas da beterraba também são aproveitadas em refogados, omeletes e panquecas. Experimente e aproveite todos esses benefícios!