(Foto: Adson Rodrigues/FURO31)


O povoado de Monte Alegre ficou muito mais que “alegre” neste domingo, isso porque a segunda edição do bloco de pré-carnaval, Cachu Folia, atraiu famílias, amigos e turistas para a localidade, além de trazer renda para o comércio local.

O folião, Márcio dos Santos, 33 anos, veio de Minas Gerais para se divertir no Cachu Folia. “Aqui é um lugar mágico, com essa beleza natural que é essa cachoeira. A vida em Belo Horizonte é corrida, Monte Alegre é o local ideal para poder descansar. Todos os anos, estou em Monte Alegre para passear, rever meus amigos e familiares, tomara que o Cachu Folia não deixe que a tradição festiva de janeiro se perca”, afirmou Márcio.

Anilson e Sérgio Perreira (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Anilson Perreira, um dos organizadores do evento contou a nossa reportagem que ficou admirado com a quantidade de pessoas que chegou ao distrito de Monte Alegre antes mesmo do Cachu Folia acontecer.

“Esse ano esta sendo difícil para todos nós, onde estamos passando por uma crise financeira e política no país, o que motivou o cancelamento da tradicional festa do povoado [que era financiada pela prefeitura de Guaratinga]. Com a colaboração dos amigos e comerciantes de Monte Alegre decidimos organizar o segundo Cachu Folia, pois no mês de janeiro vem muita gente de fora para poder rever os amigos e se divertir aqui [no povoado]. Ontem [sábado à noite, 21], eu fique admirado quando passei na praça e vi a quantidade de pessoas que havia chegado ao povoado para o Cachu Folia, mostra o potencial que Monte Alegre tem para fazer evento deste porte”, disse Anilson.

Domingo de festa

Era por volta da 10 horas da manhã quando os paredões chegaram ao Complexo de Lazer Valdecir Pequeno para fazer o “esquenta” do Cachu Folia.

(Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A programação oficial começou as 13h45 com a nomeação das musas, madrinhas, padrinhos, rainha e rei momo do bloco. Em seguida o grupo de dança, Artt Kebrança, se apresentou. O grupo de dança, formado por Laryssa Lopes, Steffany Santana, Valleria Olliver e Whennhys Gama, animou os foliões como os dançarinos das famosas cabanas de praia de Porto Seguro.

Grupo de Dança, Artt Kebrança (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

As 14h30 a banda Swingart 10 subiu no trio e contou com a participação de Paulinho Rocha, da banda Sapatilha 37, e de Ralily Sam, que puxou o bloco na primeira edição. As 18h30 o trio deixou o Complexo de Lazer arrastando a multidão, percorreu as principais ruas do povoado e parou na praça. Por volta das 21 horas, a banda parou de tocar, mas a festa continuou até 1 hora da manhã com os paredões.

Swingart 10 e Paulinho Rocha (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Musa do bloco

Na edição deste ano do Cachu Folia teve novidade, comparado à primeira edição, como a musa, o rei e a rainha que deixou o bloco mais próximo dos blocos de carnaval mais famosos do Brasil como do Rio de Janeiro e São Paulo.

“Eu sempre participo de blocos de carnavais de outros estados e sempre tem a musa, a rainha e o rei momo do bloco e procurei trazer essa cultura para o interior”, contou Kadu Starling, promoter do bloco, sobre como surgiu à novidade desta edição.

Musa do Bloco e o Promoter (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A moradora de Monte Alegre, Samilly Almeida, 16 anos, ganhou o título de Musa do Cachu Folia 2017 e conversou rapidinho com a nossa reportagem. “É uma honra poder receber esse título na primeira vez. Gostaria de agradecer Kadu, Anilson e Sérgio que organizaram o bloco. E que a próxima edição possa ser melhor ainda”, disse a Musa do Cachu Folia.

Novidade da próxima edição

Para a próxima edição do Cachu Folia o organizador Anilson, que também é um dos proprietários do Complexo de Lazer Valdeci Pequeno onde começa o bloco, contou ao FURO31 que haverá o plantio de mudas de árvores nativas ao redor da cachoeira.

(Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

“Durante este ano estaremos cultivando mudas de árvores em torno da cachoeira, tornado aqui [Complexo de Lazer Valdeci Pequeno] um lugar agradável e familiar. Muitas famílias vêm para se divertir com as crianças, outras pessoas já gostam de acampar e estamos sempre pensando em melhorar”, afirmou Anilson.

Já Kadu Starlin disse que não pode revelar ao FURO31 as novidades do bloco na próxima edição. Mas disse que na próxima semana já começará os preparativos do 3° Cachu Folia.

FURO31 | Adson Rodrigues e Pâmela Santos