Os Projetos Estruturantes constituem uma categoria de ação composta por um conjunto de projetos que diversificam e melhoram as aprendizagens dos alunos da rede estadual da Bahia por meio de competições culturais e esportivas. O Colégio Estadual Jésus Moura, em Guaratinga/BA, realizou na noite do último sábado a primeira etapa do projeto.
Os alunos se inscreveram, foram avaliados e representarão a entidade na próxima etapa que será realizada em Eunápolis/BA. O colégio guaratinguense terá representantes em sete categorias este ano. São elas: a Musical, chamada de FACE (Festival Anual da Canção Estudantil); Texto Literário, chamado de TAL (Tempos de Artes Literárias); Vídeo, chamado de PROVE (Produção de Vídeos Estudantis); Patrimônio Histórico e Artístico, chamado de EPA (Educação Patrimonial e Artística); Dança, chamada de DANCE (Dança Estudantil); Artes Visuais, chamado de AVE (Artes Visuais Estudantis) e Jogos, chamado de JERP (Jogos Estudantis da Rede Pública).
A banca avaliadora do colégio foi composta por cinco pessoas. Entre elas estava a diretora, Jocélia Moreira; dois professores, João Lionato e Gleidmárcio Silva; uma aluna da oitava série da escola municipal Ranascer e uma ex-aluna do Jésus Moura. Todos os funcionários colaboraram com a organização, principalmente os professores que incentivaram os alunos e a direção que com recursos do programa “Caixa Escolar” adquiriu um equipamento de som. Cada projeto ficou com dois professores responsáveis para auxiliar e motivar os alunos.
Se os estudantes guaratinguenses vencerem a etapa regional de Eunápolis/BA, seguiram para a etapa de Salvador/BA onde competem contra os outros ganhadores regionais de outras localidades da Bahia e poderão ganhar um prêmio.
FURO31 | Adson Rodrigues