Ouça essa matéria:

A abertura aconteceu no auditório do Hotel Baía Cabrália (Foto: Jerusa Brandão)


“Educando com excelência” foi o tema escolhido neste ano. O evento contou com a participação de educadores e convidados dos poderes executivo e legislativo e do palestrante Celso Vasconcellos, doutor em didática da Universidade de São Paulo – USP. A abertura se deu no auditório do Hotel Baía Cabrália na sexta-feira (10).

Instituto Amigos de Santo André (Foto: Jerusa Brandão)

Com início por volta das 17h15, o evento começou com a apresentação do Instituto Amigos de Santo André – IASA e, em seguida, o teatro do grupo “Arte Cangaia.” Logo após, houve a formação da mesa de honra pelo Prefeito Municipal Agnelo Santos, Secretária de Educação – Ana Paula Guerrieri, Sec. De Assuntos Indígenas – Zeca Pataxó, José Feliciano – Presidente da APLB e o vereador Cláudio Xêpa.

Arte Cangaia (Foto: Jerusa Brandão)

 “Não descansarei enquanto tiver uma criança fora da escola. É na escola que temos que prepará-la para a vida, para o mercado de trabalho. Estou aberta ao diálogo. É preciso a participação das famílias. E quanto aos professores, meu respeito a vocês. Precisamos de vocês! Gratidão, respeito, generosidade, é o que precisamos sempre”, afirma Guerrieri.

A mudança de paradigmas impõe redefinir posturas e mudança de mentalidade para incorporar ações ao cotidiano escolar visando a busca pela qualidade na aprendizagem de alunos nas escolas do município.

(Foto: Jerusa Brandão)

O doutor e professor Celso dos Santos Vasconcellos lembra que o sucesso ou o fracasso entre o professor e o aluno está nas primeiras aulas: “Temos que nos preparar interiormente. O aluno tem que sentir que o professor quer ser o professor dele. A escola tem que fazer sentido para o aluno, mas também pra a gente, numa perspectiva de inclusão. E tudo isso começa na educação infantil”.

Na escola atual deve haver aprendizagem efetiva, uma escola de qualidade social/democrática; desenvolvimento humano e pleno; alegria crítica de cada um e de todos os seus alunos: “Os alunos quando percebem que estão aprendendo ficam felizes,” ressalta o palestrante.

(Foto: Jerusa Brandão)

“Escolhi Ana Paula Guerrieri para ser a Secretária de Educação devido à competência dela. E fiquei feliz por ela ter aceitado. Acredito que educação transforma pessoas. Vou me emprenhar, junto com vocês, para fazer uma educação melhor em Cabrália. E educação não é somente professores e o secretário, mas também o porteiro, a merendeira e todos aqueles que contribuem, de certa forma, para que esta aconteça,” finaliza o prefeito Agnelo Santos.

JB COMUNICAÇÃO | Jerusa Brandão