Ouça essa matéria:

Christine Pinto recebeu as chaves da Prefeitura de Guaratinga da mãos do vice-prefeito, Ezequiel Xavier (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)


Christine Pinto e Ezequiel Xavier foram empossados nos cargos de prefeita e vice-prefeito de Guaratinga, respectivamente, na manhã deste domingo (1º) na sessão solene da Câmara Municipal de Guaratinga que aconteceu no Centro Cultural. A cerimônia de juramento e posse foi presidida pelo presidente da câmara recém-eleito, Jadel Galvão.

Recém-chegada na vida pública, Christine Pinto é a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Guaratinga. Christine, em sua primeira disputa eleitoral, obteve 7.737 mil votos, obtendo 66,33% do eleitorado.

Ezequiel Xavier, agora, está em seu segundo mandato consecutivo como vice-prefeito do município, resultado dos trabalhos, benefícios e conquistas que o mesmo trouxe para a cidade.

Populares, autoridades religiosas e familiares lotaram a Centro Cultural prestigiando a cerimônia.

DISCURSOS

Ezequiel Xavier, vice-prefeito de Guaratinga pela segunda vez (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Ezequiel Xavier, em seu discurso, agradeceu a Deus, sua mãe, sua esposa e seus filhos por sempre estarem ao seu lado e comprometeu-se a ajudar a trazer dignidade ao povo guaratinguense e continuar a gestão de Drª Christine até o fim.

(Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

Para fazer seu discurso de posse, Christine quebrou o protocolo e discursou no meio do povo.  Afirmou que trabalhará para todos os guaratinguenses e com transparência. “O prefeito é um líder maior, mas gere uma empresa pública, não é uma empresa privada, tem leis a serem seguidas, normas a serem seguidas e precisamos dar essa transparência, esse respaldo, que o povo precisa ter de um governo que quer fazer certo. Gostaria de deixa o meu abraço, meu feliz 2017 a todos e estamos ai para trabalhar”, disse Christine.

SECRETARIADO

Secretariados foram apresentados na solenidade. (Foto: Alex Barbosa/BAHIA DIA A DIA)

Na cerimônia também foram reapresentados a população os secretários que conduzirão o município com a nova gestão. Confira os nomes dos secretários e suas biografias:

Secretário de Meio Ambiente – Adalberto

Adalberto Oliveira Silva, 40 anos, natural de Guaratinga, é o segundo filho de 04 irmãos de Crispiniano Almeida Silva e Marinalva Oliveira de Santana, é solteiro e pai de uma filha. É professor da rede pública municipal há 20 anos. Graduado e pós-graduado em Geografia pela Universidade Vale do Cricaré e Bacharel em Turismo pela UNEB.

Secretária de Governo – Ana Lídia

Ana Lídia Batista Ribeiro, 44 anos, natural de Guaratinga, é de família simples, cursou o Ensino Médio, porém, sempre buscou conhecimento em cursos no SEBRAE, SENAC entre outros. Com 14 anos, entrou no campo político como militante do PT e fundou o MST municipal. Foi Agente administrativa na gestão de Deldi Ferreira (entre os anos de 1993-1997), Chefe de divisão na secretaria de Administração na gestão de Ademar Pinto, assessora de Ezequiel Xavier de 2014 a 2016.

Secretário de Infraestrutura – Bronísio Filho

Bronísio Gonçalves Filho, 38 anos, natural de Guaratinga, filho de Bronizio Gonçalves Dias e Madalena Inácio Costa, é casado e pai de dois filhos. Ingressou no serviço público como agente comunitário de saúde em 2002, o qual o projetou a vida pública. Foi eleito vereador por dois mandatos consecutivos. Em 2002 se tornou técnico mecânico montador e hoje é Bacharel em Contabilidade pela UnesulBahia.

Secretária de Desenvolvimento Social – Cleidelice

Cleidelice Marciano Alves, 44 anos, natural da cidade de São Paulo, mas há 20 anos reside em Guaratinga, é casada e mãe de dois filhos. Formada em Magistério, trabalhou por 15 anos na gestão de empresas relacionada ao ramo cacaueiro, foi lojista no ramo de roupas e acessórios. Ajudou na implantação do CDL de Guaratinga e atuou, dentro da mesma, no contato com associados e campanha de marketing direcionado.

Assessor de licitações e consultor administrativo – Cristiano

Cristiano Araujo Pereira, 29 anos, natural de Guaratinga, filho de José Pereira de Souza (Zé Preto) e Marilene Alves de Araujo, é casado. Fez curso técnico em Informática no CEFET/BA, trabalhou na empresa CONDUTO e no departamento de licitações na gestão de Ademar Pinto, posteriormente desenvolveu atividades nas comissões de licitação nas cidades de Itamaraju e Prado. Estava trabalhando no ramo da construção civil e fazendo assessoria e consultoria administrativa em Itamaraju. Atualmente está finalizando o curso de Direito na FACISA.

Diretor de Recursos Humanos (RH) – Deri

Derivaldo Mende Figueiredo, conhecido como Deri, natural de Camacan, mas há 11 anos reside em Guaratinga, é casado e pai de três filhos. Foi comerciante, trabalhou na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, administrou fazendas, trabalhou na Águia Branca e na Coelba, onde pôde mostrar a sua forma de gerenciar sobre o setor de sua responsabilidade. Já foi candidato a vice-prefeito e a vereador em Guaratinga.

Secretário de Finanças – Dewar

Dewar da Silva Virgens é formado em Administração de Empresa, funcionário efetivo do município de Guaratinga há 19 anos. Já foi diretor de departamento do RH, secretário de administração, secretário de finanças da prefeitura de Guaratinga, no período de 2005 a 2008. Na prefeitura de Itamaraju, foi controlador interno e tesoureiro. Atualmente exerce a função de professor e agente administrativo em Guaratinga.

Chefe de Tributos – Edna

Edna Ferreira Soares é solteira, quinta filha dos seis filhos de Fidelcino Soares e Elza Carvalho. Formada em Magistério e Bacharela em Direito pela UnesulBahia. Seu primeiro emprego foi na empresa O Casarão Materiais de Construção por onde ficou 21 anos, saindo em 2016.

Secretário de Educação – Carlão

Francisco Carlos Santos Freitas, conhecido por Carlão, 52 anos, é natural de Feira de Santana e há 20 anos mora em Guaratinga. Fez Magistério, lecionou disciplinas como Geografia, História e Matemática na Escola Jovina Pereira, em Monte Alegre, foi diretor da Escola João Alves em São João do Sul e no Instituto de Educação de Guaratinga. Fez pedagogia na Unopar, concluiu o curso de direito na UnesulBahia, fez uma complementação em História pela Feciba, pós-graduou em gestão e supervisão escolar pela Unives e realizou uma outra pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UFBA.

Controlador Interno – Huxley

Huxley Oliveira da Silva, 43 anos, natural de Canavieiras, é casado e profissional em Técnico Contábil em Administração Pública. Sua carreira profissional começou em Guaratinga, mas já passou por Belmonte, Aurelino Leal e Teixeira de Freitas.

Secretário de Administração – Raphael

Raphael Alves Castro, 31 anos, natural de Itamaraju, é filho de Doralice Alves castro e Raimundo dos Santos Castro. Começou sua vida profissional como gerente do Auto Posto Casarão, abriu uma empresa de Fest food e participou da implantação da CDL de Guaratinga.

Tesoureiro – Richardson

Richardson Silva de Oliveira, 35 anos, natural de Eunápolis, é filho de Dióstenes Carlos e Maria Silva. Concluiu o 2º grau, fez um curso profissionalizante em Informática, trabalhou com a ACOPAG (Associação Comunitária de Produção Agrícola) no assentamento Alfredo Dultra. Acabando a parceria com a Associação, passou a trabalhar na empresa GUACAU de compra e venda de cacau, logo após foi trabalhar na assessoria da tesouraria na gestão de Ademar Pinto. Atualmente estava atuando como Auxiliar Administrativo na gestão financeira do empresa O Casarão Material de Construção.

Secretário de Saúde – Rodrigo

Rodrigo Moreira Reis, 33 anos, natural de Ferraz de Vasconcelos (SP), filho de Neydson Mendes dos Reis e Celeste Moreira dos Santos, é casado e pai de um filho. Em 1989 veio para a terra natal de sua mãe, Guaratinga. Terminou ensino médio na escola estadual Jésus Moura, fez enfermagem na Facisa e atualmente trabalha como enfermeiro.

Procuradora Geral – Rowenna

Rowenna Nascimento Rosa, 38 anos, natural de Vitória (ES), filha de José Pinto Rosa e Gedalva Nascimento Rosa é casada, mãe de três filhos e há 36 anos mora em Guaratinga. Cursou o 2º grau na Escola Nacional em Vitória (ES), passou no vestibular para Medicina e Direito, preferiu o direito, cursando na Univale em Governador Valadares (MG). Ao se formar retornou para Guaratinga e montou seu escritório de advocacia. Na vida pública, foi procuradora, secretária de saúde e assessora da procuradoria pelo município de Guaratinga.

FURO31 | Adson Rodrigues