Ouça essa matéria:
Conheça a Hepatite A, doença que esta crescendo na cidade de São Paulo (Foto: agenciaaids.com.br)

A Hepatite A está voltando na cidade de São Paulo, não que ela estivesse sumida, visto que em 2017 causou surtos também nos homens que fazem sexo com homens (HSH), só que a vacinação nesses grupos impediu o avanço ainda maior da doença naquele período. Porém houve o fim do programa de vacinação nos grupos de maiores risco, culminando nos aumento novamente na cidade de São Paulo.


Para entender o atual surto deve-se saber que a transmissão dessa doença é fecal – oral, ou seja, a falta de saneamento básico, comer comidas de origem duvidosas, lavar incorretamente as mãos estão envolvidos nesse processo. Além disso, o sexo oral – anal, praticado por HSH e travestis, também é uma fonte importante de transmissão.

O perfil dos pacientes que contraíram a doença é de homens entre 19 – 40 anos, o que pode – se concluir que esses grupos não tiveram a doença na infância e agora foram acometidos pela exposição sexual ou pela via fecal – oral. Com isso, desde o dia 04/10, a Secretaria Municipal de São Paulo liberou uma nota informando a disponibilização da vacina de Hepatite A para Homens que fazem sexo com Homens.

O quadro clínico é marcado por febre, náuseas, vômitos, dor abdominal, podendo ocorrer coloração amarela da pele e mucosas. Porém a maioria dos casos é benigno e autolimitado, ou seja, tem – se a cura da doença mesmo sem usar remédios. Mas vale lembrar que pequena parte pode evoluir para Hepatite Fulminante, Insuficiência Hepática e Encefalopatia Hepática.