Ouça essa matéria:
Conheça os benefícios do INSS para profissionais autônomos. (Foto: Reprodução/Adobe Stock)

Olá, pessoal. Na coluna Simplificando o INSS de hoje, vamos entender como o INSS pode ser um grande aliado dos profissionais autônomos. Vejam:


 Aposentadoria por Idade: Como autônomo, você pode se aposentar por idade, desde que cumpra o tempo mínimo de contribuição (15 anos) e atinja a idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres).

 Auxílio-Doença: Em caso de enfermidade, o autônomo tem direito ao auxílio-doença, desde que tenha contribuído por, no mínimo, 12 meses e comprove incapacidade para o trabalho.

 Salário-Maternidade: As mães autônomas também têm direito ao salário-maternidade, bastando estar em dia com suas contribuições.

 Pensão por Morte: Em caso de falecimento, os dependentes do contribuinte autônomo têm direito à pensão por morte, garantindo segurança financeira para os entes queridos.

 Aposentadoria por Tempo de Contribuição: O profissional autônomo pode se aposentar por tempo de contribuição, desde que atinja o tempo necessário (35 anos para homens e 30 anos para mulheres).

 Contribuição Mensal: A regularidade nas contribuições ao INSS é essencial para garantir o acesso a todos esses benefícios. Utilize a Guia da Previdência Social (GPS) para efetuar os pagamentos.

 Planejamento Previdenciário: Planeje seu futuro com antecedência. Consulte um advogado previdenciário para orientações específicas e maximize seus benefícios.