Entenda a diferença entre segurado facultativo e contribuinte obrigatório. (Foto: Reprodução/AdobeStock)

Olá, pessoal. Na coluna Simplificando o INSS de hoje, entenderemos a diferença entre o segurado facultativo e o contribuinte obrigatório. A primeira vista, o INSS pode parecer complicado, mas nós vamos simplificar. Espero que gostem!


Segurado facultativo: Paga o INSS para garantir benefícios da previdência, como aposentadoria, auxílio-doença e mais. Porém, não há a necessidade de pagar todo mês e pode ser pago por quem não exerce atividade remunerada como é o caso das donas de casa, estudantes e desempregados.

Contribuinte obrigatório: Também tem acesso aos benefícios importantes como aposentadoria, auxílio-doença e mais. Esse caso inclui trabalhadores com carteira assinada, autônomos, empresários e outros, sendo obrigados a pagar todo mês.

Período de carência: Importante para ambos! Para obter alguns benefícios, é necessário cumprir um tempo mínimo de contribuições.

Fiquem por dentro das regras e garanta seus direitos na previdência. Lembrando que cada situação é única, então um especialista pode ser seu grande aliado.