O surto de gripe que está ocorrendo no Brasil, nesses últimos meses, é um fenômeno que ocorre todo ano no outono e no inverno, pois é o período que as pessoas deixam a casa com as janelas fechadas, se expõe menos nas ruas, favorecendo a disseminação do vírus respiratório.
A Gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza que atinge o sistema respiratório. Sendo um agente viral que tem grande poder de disseminação na comunidade, além de ter mutações frequentes. Há três tipos de vírus da influenza: A, B, e C. A disseminação ocorre facilmente entre as pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
Os principais sintomas provocados pela doença começam a surgir de 3 a 5 dias, sendo os mesmos da gripe comum: febre alta, dor de cabeça, tosse, nariz entupido, dor nas articulações, cansaço e garganta inflamada. Além desses sintomas podem ocorrer também náuseas, vômitos e diarreia, sobretudo, em crianças. Em contrapartida, a doença pode ser assintomática e mesmo assim o vírus pode ser transmitido.
COMO COMBATER A GRIPE
A vacinação é a principal arma contra a gripe, suas complicações e mortes, além de contribuir para a redução dos casos na população, especialmente nas pessoas de risco. Orienta-se ainda as medidas abaixo:
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilize lenço descartável para higiene nasal;
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
- Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
GRIPE AVIÁRIA?
Esse ano, em junho, ocorreram casos também da gripe aviária, que é uma doença provocada pelo vírus influenza A nas aves, sendo uma condição que raramente ocorre nos humanos. Essa doença não é transmitida entre os seres humanos, a transmissão se dá pelo contato das aves contaminadas, como galinhas de granjas com humanos. Mas ressalta-se que o consumo do frango para alimentação e de seus ovos não faz parte da transmissão da doença.
Os sintomas são parecidos com os da gripe comum e surgem de 2 a 8 dias após o contato com a ave contaminada. Os principais sintomas são dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal. O tratamento é baseado em remédio antitérmicos e analgésicos, pois, na maior parte dos casos, trata – se de um quadro benigno.