Ouça essa matéria:

Lançamento do PMMA no sispug


O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Guaratinga (PMMA de Guaratinga) foi lançado na manhã desta segunda-feira (04/07) no auditório do SISPUG Sindicato.  O documento começou a ser desenvolvido, desde o ano de 2014, pelo Grupo de Ambientalista da Bahia (GAMBÁ), SOS Mata Atlântica, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sociedade Civil Local com diversas oficinas e mapeamentos no município.

Renato Cunha coordenador do Plano e do GAMBÁ.

Renato Cunha coordenador do GAMBÁ.

 “Esse Plano tem haver com a Lei da Mata Atlântica, que protege o bioma para a conservação e recuperação daquilo que não temos mais de Mata Atlântica em Guaratinga e região. Ele tem importância para viabilizarmos ações que vão melhorar o quadro de conservação de património ambiental aqui do município de Guaratinga, além de toda beleza cênica. É um instrumento de gestão territorial para que se possa conservar aquilo que se tem de mata, recuperar o que for necessário e possível para construir uma visão de futuro mais adequado com a sustentabilidade do bioma.” Disse Renato Cunha coordenador do projeto e do GAMBÁ.

“Fizemos caminha ecológica, demos incentivos, mas ainda é pouco perto do que precisamos fazer, como mostra o Plano. A partir de agora usaremos esse Plano como uma cartilha para consultamos e apresentamos onde estiver. Disponibilizaremos no orçamento deste ano uma verba para a secretaria do Meio Ambiente colocar em prática o plano e encaminharemos para a Câmara de Vereadores para torna-lo Lei”. Afirmou o Prefeito Kenoel.

GEDSC DIGITAL CAMERA

A secretária de Meio Ambiente, Aldiléia Rocha de Oliveira agradeceu a todos que ajudaram no desenvolvimento do Plano em especial a Juvenil Dias (ex-secretário de Meio Ambiente) que iniciou o projeto junto com a Diretora de Departamento de Meio Ambiente Gisele Barbosa e o grupo GAMBÁ.

Fizeram-se presente no lançamento Jorge Brito representando o Sindicato dos Produtores Rurais, Inocêncio Pinheiro representando o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Guaratinga, Adriana Prestes gestora do Parque do Alto do Cariri e representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  Renato Cunha, Ana Cláudia e Osvaldina representando o GAMBÁ, Gil representando a VERACEL,  Saria Pinheiro representando o SISPUG, além de representantes da EMBASA, Secretaria de Agricultura, Associação de Apicultura de Meio Ambiente Sustentável de Guaratinga (ASPMAG), representantes do conselho Municipal de defesa do Meio  Ambiente (COMDEMA) e autoridades como o Prefeito Kenoel Viana e o ex-prefeito Deldi Ferreira.

ver_fotos

FURO31 | Adson Rodrigues