Após serem internados por inalarem um vazamento químico de amônia, ocorrido na manhã desta segunda-feira (18), os 11 funcionários da Naturaves começaram a receber alta no Hospital Regional de Eunápolis


Com exclusividade ao FURO31, três trabalhadores falaram sobre os sintomas que sentiram na hora do ocorrido. “Falta de ar, uma dor no peito bem forte. Parecia que a respiração não passava”, afirmou Jaqueline Rodrigues.

“Garganta começou a ficar seca e desmaio. A gente ficou tonta com muita dor de cabeça”. Contou Josiane Moura que ainda disse que todos precisaram de oxigênio e foram bem atendidos no Hospital.

Lucas Araújo por sua vez, declarou que por ter problemas respiratórios, acabou desmaiando ao tentar socorrer uma colega. Ele espera que a empresa aumente a segurança para que todos possam trabalhar com mais tranquilidade.

O QUE DIZ A EMPRESA

Clícia Marinho, representante do marketing da Naturaves também concedeu entrevista ao FURO31 e contou como aconteceu o vazamento da amônia no frigorífico, afirmando que cerca de duzentos funcionários foram dispensados do local.

Ainda de acordo com Clícia, a amônia era usada no sistema de refrigeração do congelador e nenhum produto foi contaminado pelo composto químico. Uma equipe de manutenção passou por lá e fez uma avaliação completa do lugar.

Por volta das 17 horas, todos os funcionários receberam alta médica e retornaram para suas casas.

Em nota, a empresa afirmou que após o trabalho conjunto das equipes de engenharia e de manutenção na área de produção do frigorífico, local que ocorreu o vazamento de amônia nesta segunda-feira, 18/09, todas as operações foram liberadas no local. As operações retomam normalmente nesta terça-feira, 19.

MPT ABRE INVESTIGAÇÃO

Após o vazamento do composto de amônia, o Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um processo de investigação do caso. Novas informações serão buscadas pelo MTP junto com outros órgãos, como a Policia Civil que deverá pedir uma perícia técnica no local do incidente para saber se empresa vinha cumprindo as normas de segurança e saúde no trabalho. A Naturaves deve ser notificada a mostrar documentos e prestar esclarecimentos a respeito da situação.