O município de Guaratinga tem sido assolado por incêndios florestais durante a última semana, em virtude das temperaturas elevadas, que tem provocado uma onda de calor em toda a região, com termômetros registrando índices próximos a 40 graus.
A secretária de Meio Ambiente, Gabriela Dias, concedeu uma entrevista exclusiva ao site FURO31, revelando que dois focos distintos foram registrados nos últimos dias.
O foco mais recente teve início no domingo (12), às margens da BA283, estendendo-se para propriedades vizinhas e afetando áreas de mata. Novamente, a Secretaria de Meio Ambiente agiu rapidamente, chamando o Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe para conter as chamas. Até a manhã desta terça-feira (14), o incêndio ainda não havia sido controlado, mas esforços contínuos estão sendo empregados por equipes de bombeiros e da secretaria para evitar sua propagação.
Já o primeiro incidente ocorreu na Fazenda Lua Nova, atingindo extensas áreas de pastagem na sexta-feira (10). A suspeita inicial recai sobre uma possível falha na fiação elétrica, e os proprietários, ao perceberem o fogo, prontamente acionaram a secretaria, que notificou a empresa de energia e os bombeiros. As ações de combate foram iniciadas antes mesmo da chegada dos bombeiros, sob a supervisão da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A secretária alerta para a sensibilidade do momento, destacando que as altas temperaturas, a baixa umidade e outros fatores climáticos favorecem a incidência de incêndios florestais nesta época do ano. “É crucial o apoio da população, que deve evitar práticas como queimar lixo, limpeza de terrenos e pastagens, bem como o descarte irresponsável de bitucas de cigarro. Tais ações podem desencadear incêndios prejudiciais à fauna, flora e à saúde da comunidade”, frisou a secretária Gabriela Dias.
Ao identificar qualquer sinal de incêndio, os cidadãos devem comunicar imediatamente à Secretaria de Meio Ambiente e podem em contato com o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.
A reportagem do FURO 31 também procurou a Coelba para se pronunciar sobre o incêndio da Fazenda Lua Nova, mas recebeu apenas a informação de que a situação estava sendo apurada.