Ouça essa matéria:
Guaratinga tem farmácia credenciada para distribuir absorvente gratuito através do Governo Federal (Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

A Farmácia Vide Bula – Trabalhador Mais Popular, que fica localizada na Rua Nova, nº 148, no centro de Guaratinga agora está credenciada para distribuir absorventes através do programa do Governo Federal, Dignidade Menstrual. A novidade foi anunciada na terça-feira (20), através das redes sociais.  


ENTENDA O PROGRAMA

Desde o mês de janeiro que o Governo Federal está colocando à disposição absorventes gratuitos para pessoas com baixa renda ou vulnerabilidade social através do Programa Farmácia Popular.  

A iniciativa faz parte do Programa de Proteção Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual e tem o objetivo de acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. Ao se credenciar, a Farmácia Popular de Guaratinga se junta às mais de 31 mil Farmácias credenciadas ao redor do Brasil.   

Guaratinga tem farmácia credenciada para distribuir absorvente gratuito através do Governo Federal Foto: Adson Rodrigues/FURO31)

QUEM TEM DIREITO

Pessoas com idade entre 10 e 49 anos, considerada como idade fértil, e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Também é preciso que tenham:

  • Renda mensal até R$ 218,00;
  • Estudante de baixa renda da rede pública;
  • Esteja em situação de rua.
Tutorial de como se cadastrar no aplicativo (Foto: Farmácia do Trabalhador)

COMO RETIRAR

Para retirar o absorvente, é preciso seguir o passo a passo:

  • Emitir, em formato digital ou impresso, a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual“, que deve ser gerado via aplicativo ou site do “Meu SUS Digital” (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias;
  • Dirigir-se a uma unidade credenciada do Farmácia Popular;
  • Apresentar a autorização e um documento de identificação oficial com número do CPF.

Pessoas em situação de rua devem procurar o CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) ou CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).