A Rádio Imaculada (87,9 FM) começará a transmitir diariamente as propagandas eleitorais gratuitas a partir desta sexta-feira (30) até o dia 3 de outubro. Os programas das coligações serão transmitidos de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
A ordem de aparição foi decidida em uma reunião que aconteceu em Itabela, na última quarta-feira (21), convocada pela Juíza Eleitoral da 189ª zona, Tereza Julia do Nascimento. O encontro contou com representantes da emissora e dos partidos.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), as emissoras de Rádio e TV devem veicular inserções de 30 e 60 segundos no rádio e na televisão, totalizando setenta minutos diários, distribuídas ao longo da programação. Deste tempo, 42 minutos são destinados aos candidatos a prefeito e nos outros 28 minutos são apresentados os candidatos a vereador.
A distribuição do tempo de propaganda, leva em consideração a representatividade dos partidos políticos e das federações partidárias na Câmara dos Deputados em Brasília.
No sorteio realizado durante a reunião, ficou definido que a coligação “O Futuro Começa Agora” dos candidatos a majoritária Rafael Gandhi e Deldi Ferreira será a primeira a ter a sua propaganda veiculada e a coligação “Guaratinga: Nossa Terra, Nossa Gente, Nosso Futuro” que tem como candidato Ezequiel Xavier e Elvis a prefeitura de Guaratinga será a segunda nesta sexta-feira. Porém, a ordem de aparição será invertida sucessivamente até o dia 3 de outubro.
São duas as formas de propaganda eleitoral gratuita no rádio. A primeira delas é em Bloco de 10 minutos, que deverá ocorrer nas eleições para prefeito, de segunda a sábado as 7h e as 12h, seguindo a ordem definida em sorteio:
• O Futuro Começa Agora – Partidos PSD, Avante, PT, PCdoB e PV -Tempo de duração: 7 minutos e 06 segundos;
• Guaratinga: Nossa Terra, Nossa Gente, Nosso Futuro – Partidos Republicano e Solidariedade – Tempo de duração: 2 minutos e 53 segundos;
Para participar, os partidos devem produzir o seu material e entregar na emissora de segunda a sexta-feira, às 17h, sendo que na sexta deverá ser entregue os programas de sábado, domingo e segunda-feira.
A rádio se responsabiliza apenas pela transmissão, o conteúdo é de responsabilidade de cada partido. Em caso de direito de resposta, os partidos deverão entrar com o pedido na justiça eleitoral e não na emissora.
Essa é a segunda eleição que a rádio optou por transmitir o horário eleitoral gratuito. Sendo a primeira na eleições 2020.