Manusear sementes e hortaliças virou rotina para os alunos da Escola Municipal Jovina Pereira, em Monte Alegre. Os alunos desenvolvem valores relacionados às questões ambientais e ajudam a cultivar alimentos sem agrotóxicos que enriquecem a merenda escolar.
O projeto da Horta na Escola, idealizado pelo coordenador Fábio Uilly, com a ajuda dos professores Maria das Dores, Rômulo Rafael do 7º ano, Cleriston Moreira, Anilson Pereira do 5º ano A e B e Sônia Carvalho, Aureni Gonçalves do 4º ano A e B. Começou a ser implantado em maio e 2016 e já apresenta bons resultados. As atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa.
“As hortas escolares trazem benefícios para os alunos. O entendimento sobre a natureza, a compreensão do processo de produção de alimentos, o desenvolvimento de uma atitude positiva sobre escolhas alimentares saudáveis, o aumento da confiança, da autoestima, do bem-estar emocional e a criação do senso de responsabilidade são alguns dos benefícios que as hortas escolares proporcionam aos alunos.” Disse Fábio professor coordenador.
Antes, o espaço, que fica nos fundos da escola, era tomado por mato e lixo. Essa área vivia com bichos e insetos e a horta fez com que o espaço fosse limpo. Através das atividades na horta, os alunos se tornaram multiplicadores na comunidade onde moram. Eles levam para casa o que aprendem e as famílias interagem neste processo de mudança de comportamento com meio ambiente. Os professores convidam os parentes e a própria comunidade para acompanhar os trabalhos na horta na escola.
FURO31 | Pâmela Santos