Ouça essa matéria:

A cidade de Guaratinga está em festa com a notícia de que Priscila Reis Bomfim, uma jovem de 17 anos e estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Jésus Moura, é uma das finalistas do Projeto Parlamento Jovem Brasileiro.


O processo de seleção para esta competição começou com um sorteio que envolveu 1080 jovens de todo o Brasil. Desses, apenas quatro estudantes de cada estado foram escolhidos para competir para uma vaga na etapa nacional, que acontecerá em Brasília. Priscilla concorre com outros jovens de Dias D’Ávila e Camaçari.

A emoção tomou conta de Priscila quando recebeu a notícia de sua seleção no dia 4 de outubro. Ansiosa e apreensiva, ela mal conseguia conter a felicidade ao descobrir que havia sido escolhida. “Foi um momento muito feliz, não conseguia acreditar que havia sido selecionada”, disse Priscila.

Neste estágio do projeto, os participantes que passaram pelo processo de aprendizagem cidadã receberam certificados, e na etapa estadual, Priscila e seus colegas finalistas receberam um kit de prêmios. O ponto alto do prêmio, no entanto, é a oportunidade de ir para a Câmara dos Deputados em Brasília. Lá, os jovens participarão de audiências públicas e escreverão uma carta para a Câmara dos Deputados, representando as vozes e os anseios da juventude brasileira.

Jovem guaratinguense de 17 anos é finalista do projeto Parlamento Jovem Brasileiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Priscila tem grandes expectativas para sua participação no evento, caso seja selecionada para a etapa nacional . “Espero conseguir representar bem o meu estado, absorver ainda mais conhecimentos durante os dias em Brasília e, além disso, representar a voz estudantil e seus anseios”, disse ela.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa oferecido pela Câmara dos Deputados há 18 anos, com o objetivo de ampliar a capacidade de ouvir e fazer ressoar as vozes dos jovens de todo o país, trazendo suas dores, potencialidades e desejos até o centro do poder legislativo do Brasil.

O tema deste ano, “A Educação que Queremos”, proporcionou uma jornada de aprendizagem para os participantes. O processo de seleção, dividido em três etapas – local, estadual e nacional – envolveu atividades virtuais, pesquisas e reflexões sobre o tema. Priscila focou seu discurso na “inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais em todas as fases do ensino”.

Para apoiar Priscila e votar nela para ser a representante de Guaratinga, você pode acessar o link: https://evc.camara.leg.br/votacao-pjb-2023/?fbclid=PAAaZaQYgtYZ-mHgeiDLRj7jwpqj_ThQsIfa3wFvBm9NHrRazt3Ws8CjS74jw