Ouça essa matéria:
Escritor Guaratinguense Júnior Franco (Foto: Divulgação)

Após mais de uma década desde a publicação de sua primeira obra, o escritor guaratinguense Junior Franco está pronto para lançar seu novo livro, que promete agradar a todos os públicos. Com uma coleção de 75 contos e microcontos, o autor explora diversos gêneros, como romance, ficção científica, suspense, drama e aventura, mostrando sua versatilidade e criatividade literária.


Ao ser questionado pelo FURO31 sobre a diferença entre conto e microconto, Junior esclareceu: “Existe critérios na literatura que classificam os textos com base na quantidade de palavras, letras, caracteres, entre outros. A narrativa precisa ser breve; no caso do microconto, a história deve ser contada em poucos parágrafos, ou até mesmo em uma única frase, limitada a, no máximo, 150 caracteres.”

O livro, com cerca de 150 páginas, será impresso em papel especial levemente amarelado, que remete ao estilo clássico e oferece conforto visual ao leitor, contou o escritor. A experiência promete envolver desde o primeiro até o último conto.

UMA OBRA DE ACESSO E IMPACTO SOCIAL

Junior Franco também destacou o compromisso social do projeto. Cada escola da sede de Guaratinga receberá um exemplar autografado do livro. Em uma etapa futura, a distribuição será ampliada para povoados e comunidades do município, garantindo que a literatura alcance ainda mais pessoas.

Classificado para leitores a partir de 12 anos, o livro também conta com o apoio de parceiros culturais. Cada colaborador será responsável por trazer um padrinho para apoiar a obra. Esses padrinhos terão seus nomes impressos em uma página especial, enquanto os parceiros que doarem seu tempo também receberão esse reconhecimento. No dia do lançamento, todos que optarem pelo apoio cultural receberão um brinde exclusivo.

A ESCOLHA DO TÍTULO

Uma grande novidade envolve a escolha do título do livro. Após uma enquete no Facebook com 12 mil leitores, dois nomes foram finalistas: ‘Zaya – A voz de um anjo’ e ‘A mulher sem sombra’.

Esses títulos não foram escolhidos ao acaso: ambos representam histórias presentes na nova obra de Junior Franco. Para ajudar na decisão, o FURO31 apresenta as sinopses de cada microconto para que você possa escolher aquele que mais desperta a sua curiosidade:

  • Zaya – A voz de um anjo : O narrador relembra a infância marcada por manhãs nostálgicas e a sabedoria de seu avô, Zaya. Entre os ventos de inverno e os conselhos paternais, o velho alertava sobre a importância dos estudos diante de um futuro incerto. Agora, adulto, o narrador reflete sobre como aquelas palavras, quase proféticas, ainda ressoam como a voz de um anjo, guiando seus passos em meio às mudanças da vida. Uma narrativa breve, mas compartilhada de afeto, ensinamento e memória.
  • A Mulher sem sombra : Uma memória dos anos 90 ganha contornos de mistério e nostalgia. Em uma época marcada por apagões que reuniam vizinhos em conversas e brincadeiras, um grupo de amigos, liderados por curiosidade, decidem explorar os segredos do velho cemitério da cidade. Ali, a lenda de uma mulher sem sombra, que envelhecia ao cruzar os limites, alimentava o medo e o fascínio das crianças. Entre a luz oscilante de um post e a inquietação coletiva, o conto resgata a magia e o suspense de histórias que marcaram uma geração.

Agora, Junior Franco quer ouvir ainda mais vozes. Em parceria com o FURO31, a votação está aberta ao público para definir qual título será estampado na capa.

E você, qual título desperta mais sua curiosidade? Zaya – A Voz de um Anjo ou A Mulher sem Sombra? Vote e participe dessa jornada literária única!

A votação acontece no feed do Instagram do FURO31, na postagem sobre essa matéria, e ficará aberta até o dia 24 de novembro de 2024, domingo. Participe e ajude a dar vida ao próximo sucesso literário de Junior Franco!

Vote clicando aqui: