O Juiz de direito da comarca de Guaratinga publicou na última quinta-feira (30) o processo nº 0000115-74.2016.805.0089 que determina a imediata interdição da Cadeia Pública da Delegacia de Polícia do Município de Guaratinga/BA.
Com o fechamento da Cadeia, que funciona anexado a Delegacia de Guaratinga, todos os presos serão transferidos para o Conjunto Penal de Eunápolis, mas os trabalhos internos e administrativos da Delegacia continuarão normalmente.
O documento atende a um pedido formulado pelo Delegado Drº Rodolfo Faro em que relatou uma absoluta falta de estrutura material e humana, funcionando sem as condições mínimas de segurança. Segundo o delegado, a dificuldade na estrutura, a falta de efetivo policial e agentes administrativos, atrapalham os procedimentos das ações policiais.
“Aduz, ainda a degradação do local de custódia e, pasmem, da falta de fornecimento de alimentação aos custodiados, impondo aos mesmos a condição de FOME”, relata um dos parágrafos do processo que justifica a decisão.
Antes de oficializar a decisão, o Juiz realizou uma audiência pública no dia 25 de Maio, deste ano, no Fórum de Guaratinga onde foi discutido com a população e autoridades a real condição do sistema prisional de Guaratinga.
FURO31 | Adson Rodrigues