No sábado (22), seis amigos resolveram enfrentar a chuva para colocar em prática o projeto “Meu Jardim Florido”, no bairro do Vianão, em Guaratinga. A ação social liderada pela agente de saúde Renilda Rodrigues visa dar uma nova cara ao local.
“Como o nosso bairro ainda não é reconhecido como área urbana, é como se estivéssemos morando na zona rural. Desenvolvemos o projeto visando trazer um pouco mais de dignidade para quem mora aqui e paga seus impostos, assim como os demais cidadãos”, disse Renilda, mentora do projeto.
A ideia iniciada na baixada, pretende alcançar e mobilizar outros voluntários que irão sinalizar suas ruas com placas que na base terá um espaço para o cultivo de diversas flores.
Além disso, as ruas contempladas com a primeira etapa do projeto terão também caixotes de madeira reciclada para o depósito de lixo antes da coleta, evitando assim que o mesmo fique no chão exposto aos animais.
Para o escritor Junior Franco, também colaborador do projeto, a iniciativa é plausível e pode mobilizar as pessoas a construírem uma nova realidade no bairro.
“Às vezes a gente nota que as pessoas andam desmotivadas, sem perspectivas e algumas até acabam indo embora da cidade por inúmeras razões. Mas, se mobilizarmos a sociedade para diversas ações políticas publicas e lembrá-las de que todos nós também somos responsáveis por tudo que acontece em nosso entorno, provavelmente a realidade será outra”, afirmou o escritor.
Para Ana Procópio, moradora que aderiu ao projeto, todos tendem a ganhar com a ideia que pode envolver toda a comunidade.
“Nosso bairro nunca mais será o mesmo, acredito que as pessoas irão olhar pra cá com outros olhos. A mudança acontece primeiro dentro de nós e pensando nessa ideia, temos o objetivo de envolver a comunidade que tem um grande potencial, além do que pode imaginar”- disse a moradora.
O projeto está em fase inicial de implementação e precisa do apoio da sociedade para produção dos materiais necessários para realização.
“Precisamos de apoio com estacas de eucalipto, ajuda de custo para elaborar as placas e tinta para os caixotes”, disse outro membro do grupo.
A ideia do grupo é que a iniciativa possa ser abraçada pelos demais moradores do Vianão e posteriormente, ser implantado nas demais áreas do bairro e até mesmo no restante do município.
Qualquer pessoa interessada em apoiar e saber mais informações a respeito do projeto, pode seguir a página @omeujardimflorido no Instagram ou procurar Renilda Rodrigues, agente comunitária no bairro Vianão, com pós-graduação em Psicologia Clínica e Constitucional.