Ouça essa matéria:

Os moradores da zona rural de Guaratinga procuraram nesta terça-feira (13) a reportagem do FURO31 para relatar que estão enfrentando sérias dificuldades para se locomover devido ao péssimo estado das estradas de chão. Com trechos alagados e buracos profundos, veículos como carros, caminhões e até ônibus de transporte de passageiros estão constantemente atolados, prejudicando o acesso a localidades como Santo Antônio do Jacinto, cidade mineira vizinha a Guaratinga.


Em relatos colhidos pela reportagem, os moradores expressam indignação. “Nós estamos sem poder ir pra Santo Antônio do Jacinto. Vergonha isso, é com frequência. Pelo menos umas 4 caçamba de cascalho já ajuda pra melhorar”, desabafa um dos moradores. A situação se agrava com a previsão de chuvas para as próximas semanas, o que pode deixar as vias ainda mais impraticáveis.

A comunidade clama por intervenção urgente das autoridades, solicitando pelo menos a colocação de cascalho para minimizar os problemas. Enquanto isso, muitos agricultores, estudantes e trabalhadores que dependem do trajeto da BA-283 entre Guaratinga e Santo Antônio do Jacinto seguem enfrentando transtornos diários para transitar na região.

O isolamento causado pelas estradas ruins afeta não só o transporte de pessoas, mas também o escoamento da produção agrícola local, gerando prejuízos econômicos para a região. Os moradores esperam que o poder público tome providências antes que as chuvas piorem ainda mais a situação.