Na manhã desta quinta-feira (14), moradores de Eunápolis interditaram a estrada da Colônia, trecho da BA-367, reivindicando melhorias urgentes nas estradas vicinais que dão acesso à via principal, que liga a sede do município ao distrito de Colônia e aos povoados de Ponto Bahia, Ponto Maneca e Baixa Verde.
Os manifestantes alegam que sofrem há muito tempo com as péssimas condições da estrada, marcada por buracos e falta de manutenção.
A manifestação contou com o uso de galhos de árvores para bloquear a via, além de panelaços e cartazes exigindo um compromisso da prefeita Cordélia Torres (UB) com a zona rural.
Segundo os moradores, a situação prejudica a qualidade de vida dos cerca de 14 mil habitantes que dependem diariamente das estradas para se deslocarem na região.
Após quatro horas de protesto, moradores de Eunápolis liberaram a Estrada da Colônia, trecho da BA-367, após negociação com o secretário de governo, Luiz Otávio, que esteve no local para ouvir as reivindicações e dialogar com a população.
Em declaração à TV Santa Cruz, Luiz Otávio informou que a Prefeitura se comprometeu a iniciar as melhorias nas estradas vicinais do Ponto Maneca, um dos principais pontos de reclamação, no próximo sábado, 16 de novembro. “Ouvi a demanda da população do Ponto Maneca sobre as condições ruins das estradas vicinais para o tráfego. Então, nos comprometemos para que no sábado as máquinas entrem no Ponto Maneca e façam o trabalho necessário, como patrolamento e cascalhamento,” explicou.
O secretário acrescentou que o trabalho será contínuo e poderá durar alguns dias, garantindo que os moradores possam acompanhar o progresso das melhorias. “A máquina não ficará apenas um dia, ela provavelmente ficará alguns dias, porque o trabalho é grande. Então, a população poderá acompanhar os patroleiros passando suas necessidades,” destacou.
Com o acordo firmado, a rodovia foi liberada pelos manifestantes, que aguardam as ações prometidas para melhorar o acesso às comunidades rurais da região.