“Reflexões musicais em Wagner, Nietzsche e Debussy” é o mais novo projeto do docente da UFSB Márcio José Silveira Lima. Aprovado pela Chamada Universal do CNPq, o estudo tem o objetivo de analisar o percurso teórico que os compositores Wagner e Debussy e o filósofo Nietzsche fizeram no que tange a preocupação de cada um em relação ao vínculo entre música e cultura.
O estudo analisa e compreende como os compositores e o filósofo enxergaram o legado da tradição musical e pensaram em um novo caminho, essencial para a trajetória da arte sonora desde então.
Para validar ainda mais sua pesquisa, o docente enfatiza: “No Brasil, por exemplo, é possível pensar o lugar de nosso compositor mais importante, Villa-Lobos, na perspectiva desses questionamentos teóricos. É possível, igualmente, pensar a relação entre música popular e erudita, num país tão marcado pela musicalidade, como é o nosso”
O pesquisador complementa: “É no contexto dessa discussão que podemos pensar a modernidade musical e suas aberturas e ampliações, sobretudo para a canção folclórica e popular, cujas linguagens dariam um novo impulso à música”. Márcio ainda afirma que o projeto poderia se encaixar no que ele chama de “filosofia da música”. Para ele, a importância do estudo vai além da música e chega ao plano mais amplo das artes.
O projeto conta com parcerias de outras Instituições, com colaboradores da própria UFSB e integra as atividades do grupo de pesquisa GEN, Grupo de Estudos Nietzsche.