Ouça essa matéria:
O que você precisa observar nas suas fezes para saber como está sua saúde? (Foto: Divulgação)

A descrição das fezes (formato, cor, volume, odor, presença de sangue, presença de alimentos e gordura) oferece pistas ao médico na avaliação do seu paciente. Inicialmente, vale destacar que o hábito intestinal normal varia de pessoa para pessoa, sendo considerado normal defecar 1 a 3 vezes por dia ou até mesmo a cada 2 a 3 dias.


Para evitar o intestino preso é necessário um estilo de vida saudável com a ingestão de fibras por meio de frutas e saladas, o recomendado é que possamos ingerir na dieta entre 25 e 30 gramas. Alimentos como mamão, aveia, chia, ameixa influenciam no movimento do intestino, contribuindo para o hábito intestinal normal. Associado a isso, a ingestão de água deve ser regularmente em torno de 2 litros de água porque também vai influenciar na motilidade gastrointestinal. Por fim, a prática de exercício físico regularmente, o recomendado é 150 minutos por semana, podendo ser distribuído em 3 dias por 50 minutos ou 5 dias por 30 minutos.

O sangramento anal misturado com as fezes, denominada Entererragia, representa um sangramento que pode ocorrer em qualquer trajeto no tubo digestivo que vai da boca até o ânus. A maioria das causas é benigna, mas, em algumas vezes, pode ser causas mais graves. As rajas de sangue no papel higiênico ao se limpar, sendo indício de hemorroidas ou de fissura anal. As hemorroidas são veias que ficam ao redor do ânus e do reto que se inflamam, por conta do intenso esforço para evacuar, dificultando a drenagem do sangue pelas veias. A fissura anal é um corte ou lesão na parte externa do anus, que pode ocorrer dor. Mas deve – se ficar em alerta quando o sangramento é acompanhado dos sintomas como anemia, fezes endurecidas, prisão de ventre, perda de peso e diarreia, pois pode indicar doenças mais graves como a Doença Inflamatória Intestinal.

As fezes amareladas e gordurosas indicam problemas na absorção de gorduras, podendo indicar Doença Celíaca, Pancreatite Crônica, Intolerâncias Alimentares. Al´em disso, a cor esbranquiçada do produto fecal, denominadas acolia/hipocolia fecal, indica doença obstrutiva da vesícula biliar.

Portanto, antes de dar a descarga dê uma olhada no cocô e note algumas características, pois dão informações importantes na saúde do seu sistema digestivo.